Não vendemos peças!

Se o seu refrigerador está apresentando mau funcionamento, isso pode prejudicar a conservação dos alimentos. Ninguém gosta de ficar sem esse equipamento, que é tão essencial em nossa cozinha! Por isso, é necessário chegar à raiz do problema para descobrir como realizar o conserto de refrigerador. A geladeira descongelando sozinha pode estar com algum defeito ou o problema é derivado de mau uso. 

Quer encontrar a solução para o problema com sua geladeira? Então, continue acompanhando este post e tire suas dúvidas! 

O que pode estar acontecendo?

Tem uma geladeira com defeito aí na sua casa? Bem, os motivos para que ela descongele sozinha podem variar muito! Lembre-se de que é essencial conhecer o problema para, então, buscar assistência. Em alguns casos, é possível que nem o conserto de geladeira resolva o obstáculo. Assim, confira o que pode estar acontecendo para se preparar!

Problemas no termostato

Grande parte das vezes, a geladeira começa a descongelar sozinha devido a problemas no termostato. Essa peça é encontrada nos modelos mais antigos e consiste em um botão giratório no interior do equipamento. Assim, é responsável por regular a temperatura. Caso perceba que ele está em um número mais baixo, aumente; talvez ele tenha desregulado e causado o descongelamento. 

Motor falhando

Em casos mais complicados, o motor pode estar causando o descongelamento. Por ser uma peça mais complexa, será necessário investir em assistência técnica para geladeira. Isso porque, nessa situação, a geladeira liga e desliga consecutivamente mesmo estando ligada à força. O mau funcionamento do motor pode ser notado tanto por meio de ruídos quanto no acendimento da luz interna do eletrodoméstico.

Borracha de geladeira gasta

Outro problema pode ser a borracha de geladeira, que fica na porta do refrigerador e permite conservar o ar frio. Caso a peça esteja desgastada pelo tempo ou uso, é necessário trocá-la com a ajuda de um técnico especializado. Sem esse cuidado, a vedação será comprometida e a geladeira continuará descongelando sozinha. Não queremos isso, não é mesmo? É bem fácil fazer esse reparo, então procure o conserto de geladeira para isso.

Filtro mal higienizado

Limpar geladeira deve ser um hábito rotineiro, mas em muitas casas isso não acontece. A má higienização do filtro, por exemplo, pode estar causando o problema em seu equipamento. Isso porque o acúmulo de poeira é capaz de comprometer o funcionamento do refrigerador. Desse modo, confira se ele está limpo da forma adequada.

Vazamento de gás

Ainda mais complexos são os casos em que o problema está no vazamento de gás. Toda geladeira tem uma substância que permite ao aparelho “gelar”: o fluido refrigerante. Quando a mangueira que transporta esse gás entope ou fura, ele começa a vazar. Como resultado, a geladeira descongelando sozinha compromete o congelamento dos alimentos. 

Esse sistema não permite reabastecer o gás liberado, sendo necessário consultar um técnico especializado ou comprar um novo aparelho. Assim, acionar uma assistência técnica para geladeira permitirá identificar o problema. 

O que fazer com a geladeira descongelando sozinha?

Como você notou até aqui, pode ser complicado identificar o problema da geladeira descongelando sozinha. Desse modo, o mais indicado é procurar assistência técnica para geladeira e analisar o seu caso específico. Em situações mais complexas, a única saída será adquirir um novo refrigerador, o que pode ser custoso. Mas, lembre-se de que o primeiro passo sempre é buscar auxílio de equipes especializadas no conserto de geladeira.

Garanta o bom funcionamento da sua geladeira

Por outro lado, existem hábitos que podem prolongar a vida útil do equipamento. Confira abaixo.

Faça limpezas periódicas

Uma dica importante para manter a geladeira “nos trinques” é limpar seu interior toda semana. Desse modo, não haverá acúmulo de substâncias que comprometam os alimentos.

Evite o superlotamento do equipamento

Quanto mais você enche a geladeira, maiores as chances de comprometer sua vedação. Isso vale também para o freezer, ok? Atente-se a isso e mantenha o eletrodoméstico equipado somente com o essencial.

Não tente consertar por conta própria

Por fim, não tente consertar um problema que você nem sabe qual é. Isso pode prejudicar ainda mais o equipamento e, provavelmente, o seu bolso. Assim, acione uma assistência técnica para geladeira quando for preciso.

Acompanhe mais conteúdos no blog da Assistência Técnica BH e saiba como cuidar do seu eletrodoméstico.

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!

    Reveba as novidades da Assistência Técnica BH

    Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.