Não vendemos peças!

Todos os equipamentos domésticos precisam de manutenção periódica para se manterem funcionando corretamente. O que fazer com máquina de lavar vazando água? Primeiramente, é preciso manter a calma e tentar entender o que está acontecendo para então encontrar soluções para resolver o problema.

Se a máquina de lavar está vazando água por muito tempo acaba aumentando os gastos com a conta de água e energia, já que o aparelho funciona de maneira ineficiente. Neste artigo vamos explicar o que causa esse problema e como resolver. Boa leitura!

Por que a máquina de lavar está vazando água?

Em um primeiro momento, pode ser difícil visualizar por onde a máquina de lavar está vazando água, já que pode ser no tambor ou na parte debaixo da máquina. Isso geralmente acontece porque a vedação da mangueira não foi feita corretamente ou até mesmo rompeu, sendo necessário consertá-la / trocá-la.

Como resolver?

Vamos colocar alguns passos simples para você fazer em casa e assim resolver o problema do vazamento de água. Independentemente da marca da sua máquina de lavar, essa demanda é muito comum devido ao uso frequente do aparelho ou mesmo da instalação incorreta da mesma. 

Passo 1: 

Após desligar a máquina de lavar vazando água da tomada e fechar a torneira, é preciso observar se há algum furo, ressecamento ou dano na mangueira.

Passo 2: 

É necessário olhar também se as braçadeiras estão bem presas na mangueira e se o sistema de drenagem está funcionando corretamente. 

Passo 3:

A bomba de água na parte interna também deve ser verificada, observando se ela está encharcada ou tem algum lacre violado. 

Passo 4: 

Verifique se a máquina de lavar está bem equilibrada ao chão. Isso parece clichê, mas o fato é que o desnível do aparelho prejudica o funcionamento correto e a conservação do mesmo a longo prazo.

Passo 5:

Quando a mangueira apresenta os problemas que citamos anteriormente, é preciso trocá-la, vedando bem as saídas de água. Contate uma empresa de assistência técnica em máquinas de lavar para adquirir a mangueira certa para o seu aparelho.

Passo 6:

Observe se o ralo onde a água escoa está entupido, pois, isso pode estar impedindo a passagem da água corretamente, fazendo-a voltar. Basta limpar o ralo e retirar o que está entupindo a saída de água, e assim resolver o problema.

Lembrando que o excesso de peso na máquina de lavar pode prejudicar o seu funcionamento, gerando o problema do vazamento de água. 

Prefiro não mexer na minha máquina de lavar vazando água, o que fazer?

Devido à complexidade de alguns casos ou o receio de não conseguir consertar a própria lavadora, muitas pessoas preferem já terceirizar esse serviço, ou seja, chamar uma assistência técnica de máquina de lavar para resolver o problema. 

Por isso, é importante escolher uma empresa, como a Assistência Técnica BH, que saiba resolver o problema rapidamente e com segurança. 

Como evitar o problema da máquina de lavar vazando água?

Mesmo que o seu aparelho tenha mais de dois anos de uso, é possível continuar mantendo a conservação e assim aumentar o tempo de vida útil. O mesmo vale para a máquina de lavar mais nova. 

E para evitar não só o problema do vazamento de água, como também outras demandas que surgem com o uso, confira algumas dicas a seguir: 

  • Se a assistência técnica consertou o vazamento de água, observe nas próximas lavagens se a água não vai vazar do mesmo lugar 
  • Fique atento (a) a qualquer barulho ou ruído que a máquina de lavar possa apresentar durante o uso
  • Não é recomendado colocar muita roupa para bater, justamente porque pesa o aparelho
  • Posicione a máquina em um local longe do sol, de água da chuva ou em lugares onde ela vai ficar desnivelada do solo
  • Cheque todas as peças de roupa antes de colocar na máquina, retirando objetos, como moedas, canetas, papéis, etc
  • Deve-se colocar a quantidade certa de sabão, alvejante e amaciante indicados no dispenser interno da máquina
  • Dependendo da lavadora, muitas já indicam o alerta para a limpeza periódica. Assim que a luz no painel acender é necessário realizar essa limpeza conforme as especificações do fabricante.

Caso a sua máquina precise dessa e de outras manutenções, conte com a Assistência Técnica BH para te ajudar! Contate-nos aqui. 

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!

    Reveba as novidades da Assistência Técnica BH

    Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.