Não vendemos peças!

A borracha de geladeira é uma das peças mais importantes para o funcionamento do seu eletrodoméstico. Afinal, ela garante a vedação que ajuda a manter os seus alimentos bem conservados e refrigerados. É por isso que, quando começa a apresentar problemas, muita gente entra em pânico. Mas saiba que é possível realizar o conserto de borracha de geladeira sem precisar gastar com um eletrodoméstico novo!

Para evitar que a sua geladeira funcione de forma inadequada, é preciso saber quando trocar a borracha da sua geladeira. Quer entender em quais casos isso é necessário? Então, continue acompanhando este conteúdo.

O que é e a importância da borracha de geladeira

Você, com certeza, já fez aquela forcinha extra na hora de abrir a geladeira, não é mesmo? Isso acontece por conta da borracha de geladeira, acessório anexo ao seu equipamento. Sua principal função é garantir a vedação da porta, impedindo que o ar entre ou saia e prejudique a refrigeração. Assim, a borracha de geladeira permite que o eletrodoméstico mantenha a temperatura certa e conserve os seus alimentos.

Por esse motivo, é tão importante garantir que a sua borracha de geladeira funcione da forma adequada. Apesar de ser um problema, é muito comum que após um tempo de uso o acessório perca a pressão. Isso porque a geladeira passa por um desgaste natural de tanto abrir e fechar, o que prejudica sua vedação. Quando você perceber que está na hora de tomar providências, o ideal é procurar uma assistência técnica de geladeira especializada.

Sinais para trocar a borracha de geladeira

Como todo eletrodoméstico, a sua geladeira vai começar a apresentar sinais que precisa de reparo, quando for a hora de trocar a borracha. Seja ela uma geladeira frost free ou não! Assim, confira algumas dessas “pistas” às quais você precisa ficar atento.

A porta abre sem resistência

Esse é um dos primeiros sinais e o mais fácil de identificar. Uma geladeira que funciona da forma adequada apresenta resistência na hora de abrir. Como já dissemos, aquela forcinha que precisamos fazer para que a porta ceda. Então, se você perceber que ela está abrindo sem resistência ou com quase nenhuma dificuldade, pode ser um alerta. 

Para tirar a dúvida, faça esse teste: pegue uma folha de papel, coloque-a contra a borracha e feche a porta da geladeira. Em seguida, basta puxar lentamente. Se a borracha de vedação estiver com problemas, a tira de papel sairá com facilidade. Se demorar a sair, significa que provavelmente ela está em perfeito estado. Não se esqueça de que isso é apenas um teste, então é possível que não seja tão preciso, ok? Por isso, também é necessário prestar atenção a outros sinais.

Ressecamento ou rachaduras

Outra dica é analisar se existem ressecamentos e rachaduras na borracha de geladeira. Quando isso acontece, a porta do seu refrigerador começa a ficar entreaberta, o que prejudica a conservação dos alimentos. Já que a borracha possui uma espécie de ímã, essas características fazem com que a porta perca pressão. Então, se isso está acontecendo com o seu acessório, chegou a hora de procurar assistência técnica de geladeira.

A borracha de geladeira fica molhada

Uma consequência da má vedação da geladeira é a formação de gotículas de água em seu interior. Isso significa que a temperatura está desregulada, o que compromete a conservação dos alimentos e aumenta o consumo da energia elétrica. E ninguém quer isso, não é mesmo? Desse modo, avaliar se a borracha de geladeira fica molhada de um jeito incomum é essencial. 

Conclusão

Como você já sabe, a geladeira é um eletrodoméstico insubstituível em qualquer lar. Por isso, é preciso manter o funcionamento perfeito de todas as peças. Somente assim você garante que está consumindo os alimentos de forma saudável.

Esperamos que esse conteúdo seja útil para o seu dia a dia. Agora, você já sabe quando deve trocar a borracha da sua geladeira e se já estiver no momento, conte com a gente! A Assistência Técnica BH está pronta para atendê-lo pois somos especialistas em conserto de geladeira. Somos especializados em Geladeira Brastemp, Geladeira Electrolux, Geladeira Esmaltec, Geladeira Continental, Geladeira Samsung e as principais marcas de refrigerador do mercado, nacionais e internacionais. Podemos te auxiliar com qualquer reparo, inclusive com a troca da borracha.

Para ficar por dentro de dicas incríveis para os seus eletrodomésticos, acompanhe o nosso blog.

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!

    Reveba as novidades da Assistência Técnica BH