Não vendemos peças!

O calor vem aumentando e a cada ano o ar condicionado vem se tornando um item mais essencial para empresas, escritórios e até em casa. Na luta pelo conforto e bem-estar, ele assumiu um importante papel na vida das pessoas, tornando o ambiente mais agradável.

Porém, além da questão do aumento no consumo de energia elétrica, o ar condicionado tem uma fama de vilão das doenças respiratórias. O problema neste caso é que geralmente as pessoas não realizam uma manutenção adequada do ar condicionado. Assim como a sua geladeira, fogão e outros eletrodomésticos, é preciso limpar o seu ar condicionado periodicamente.

Como funciona o ar condicionado

Antes de te mostrar como limpar o ar condicionado, achamos importante explicar como se dá o funcionamento do eletrodoméstico.

Os mecanismos de refrigeração do ar condicionado funcionam praticamente da mesma maneira que os da geladeira. No ar condicionado há um sistema de “mangueiras” por onde passa um gás com capacidade refrigerante. Dentro dessas mangueiras, esse gás é composto por uma substância à base de cloro, flúor e carbono, e é chamada R-22.

Essa substância vira gás quando atinge os 7°C, percorrendo o circuito das serpentinas, condensadores e evaporadores, levando à absorção do ar quente no ambiente. Assim, com o tempo há o acúmulo de poeira e resíduos que podem prejudicar a saúde respiratória do usuário, sendo muito importante fazer uma manutenção periódica.

Como fazer limpeza de ar condicionado?

Para manter o ambiente limpo, deve-se retirar a tela ou filtro do ar condicionado uma vez por mês, em caso de residências, e lavá-la com água corrente. No caso de empresas, é importante pedir à um técnico que faça uma avaliação mais adequada ao ambiente e tempo de uso diário.

Passo a passo de como limpar ar condicionado

  • Certifique-se de que o aparelho está desligado;
  • Retire o painel da frente e limpe-o com um pano macio e seco. Você também pode umedecê-lo com água morna;
  • Retire o filtro do aparelho com cuidado e lave-o em água corrente;
  • Utilize sabão e bucha para completar;
  • Deixe o filtro secar naturalmente ou utilize outro pano macio.

Além disso, é importante pedir a visita de um técnico pelo menos uma vez por ano para verificar como está o equipamento, inclusive para realizar uma limpeza mais profunda do aparelho. Sempre que precisar, entre em contato com a Assistência Técnica BH, para que nossos especialistas possam lhe auxiliar.

Benefícios da limpeza especializada do ar condicionado

Realizar a limpeza do seu ar condicionado com uma empresa especializada é uma das decisões mais sábias para quem deseja manter seu eletrodoméstico em boas condições. Confira algumas das vantagens desse serviço periódico:

Aumentar a vida útil

Apostamos que você, assim como nós, quer manter os seus eletrodomésticos funcionando por bastante tempo. Afinal, além de economizar, às vezes nossos aparelhos estão em perfeito estado, mas por conta de maus cuidados se tornam inutilizáveis.

Por isso, manter uma limpeza de forma periódica com alguém que realmente saiba o que está fazendo é certamente muito vantajoso. A vida útil do seu ar condicionado pode durar muito mais e, assim, você estará livres de problemas, como ter que substituir precocemente o seu aparelho.

Menos chances de estragar o aparelho

Você provavelmente já tentou consertar algo sozinho ou limpar um aparelho e, acidentalmente, estragar, certo? Para não correr esse risco com o seu ar condicionado, que é um eletrodoméstico que exigiu certo investimento financeiro, é preciso ter muito cuidado.

Assim, contratando profissionais especializados, você não corre o risco de estragar o seu aparelho. Além de economizar tempo e ser um ótimo custo-benefício, você poderá ficar tranquilo em relação à qualidade do serviço prestado.

Importância da limpeza para a sua saúde

Como já te explicamos, é muito importante limpar o seu eletrodoméstico para evitar doenças respiratórias. Mas, por quê?

Uma vez que a poeira instalada no interior do ar condicionado tem fungos, ácaros ou bactérias, isso pode ser prejudicial à saúde. Além de doenças respiratórias, é possível que ocorram quadros alérgicos e problemas de pele.

Por isso, é importante manter a limpeza constante das instalações do aparelho. E, para uma limpeza de maior qualidade, a ajuda de profissionais especializados pode ser muito bem-vinda.

Em resumo, realizando esta limpeza periódica e a manutenção preventiva, você estará cuidando da sua saúde e aumentando a durabilidade do seu ar condicionado.

Para conferir também sobre como limpar sua máquina de lavar sem danificar as roupas. Veja também os nossos serviços por meio do site da Assistência Técnica BH e não se esqueça de entrar em contato!

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!

    Reveba as novidades da Assistência Técnica BH