Com o tempo, a sujeira das roupas, fiapos de tecido e até os produtos de limpeza deixam resíduos na sua lavadora. O que muita gente não sabe é que, quando acumulados, esses resíduos podem prejudicar o funcionamento da sua máquina de lavar e até danificar as suas roupas.

Assim é importante que você crie uma periodicidade para limpar a parte interna do aparelho. Essa frequência pode ser a cada 30 dias, a fim de manter constante as boas condições de uso e funcionamento da sua lavadora. E tudo isso sem prejudicar o seu aparelho ou as suas roupas!

Máquina de lavar: saiba como limpar sem danificar as roupas Como usar uma máquina de lavar roupa?

Você provavelmente já sabe que lavar roupa não se resume a jogar todas as roupas dentro da máquina. Mas talvez você ainda tenha algumas dúvidas em relação a como usar o aparelho.

Então, para não danificar a sua lavadora ou até mesmo suas roupas, nós vamos te mostrar passo a passo de como usar uma máquina de lavar. Confira:

1. Separando as roupas

Para que nenhuma peça seja danificada ou perca cor, por exemplo, é preciso separar todas as roupas antes de colocá-las na máquina. O ideal aqui é separar principalmente por cor e tipo.

Roupas pretas, coloridas e brancas devem ter lavagens diferentes, a fim de evitar desbotamentos ou manchas indesejáveis. Também é recomendado separar as peças de acordo com o seu tecido e finalidade, como lençóis, toalhas, tapetes, peças íntimas, etc.

2. Colocando as roupas na lavadora

Antes de mais nada, verifique se não há objetos como papéis, cartões de crédito ou dinheiro dentro dos bolsos de cada peça. Afinal, além de correr o risco de perder bens valiosos, há a possibilidade de que isso possa estragar a sua máquina de lavar.

Após essa certificação, tome o cuidado de fechar zíperes, botões e não deixar as roupas pelo avesso. Coloque as peças uma a uma dentro da lavadora, a fim de estendê-las da melhor forma possível.

Uma coisa muito importante é respeitar o tamanho e a capacidade de lavagem da sua máquina. Assim, é imprudente colocar mais roupa do que o seu aparelho suporta, uma vez que ele pode ser sobrecarregado, diminuindo sua vida útil. Por isso, opte por dividir a lavagem em mais partes caso esse seja o seu caso no momento. Lembre-se também de que, se for lavar peças grandes, é importante colocá-las sozinhas na máquina, uma a uma.

3. O que usar para lavar roupa

Muita gente tem dúvida sobre quais produtos usar para lavar roupa. A maioria das máquinas hoje em dia possui compartimentos para armazenar sabão e amaciante, então basta escolher os de sua preferência. Você pode encontrar as instruções de uso atrás de cada produto.

É importante não exagerar na quantidade de amaciante, pois este pode deixar manchas indesejáveis em suas roupas. Dê preferência também ao sabão líquido, se você se adaptar melhor, pois ele deixa menos resíduos dentro da “caixinha” destinada ao sabão.

4. Configure a lavagem

Depois de providenciar os produtos que serão utilizados na lavagem, chegou a hora de escolher as configurações da sua lavadora.

O primeiro passo é escolher o ciclo da lavagem, de acordo com o tipo de roupa (delicada, dia a dia, etc), de acordo com o modelo da sua máquina. Depois, verifique o nível de água (baixo, médio, alto), de acordo com a quantidade de roupas que você colocou na lavadora. Prontinho! Agora é só ligar a máquina na tomada e apertar o botão.

Como limpar máquina de lavar roupa?

Para realizar essa limpeza,  você irá precisar dos seguintes materiais:

  • 1 litro de vinagre de álcool
  • bicarbonato de sódio
  • panos para limpeza
  • detergente neutro

Antes de iniciar o procedimento, retire o filtro e lave-o apenas em água corrente, sem esfregar, e depois recoloque-o. Se você tiver qualquer dúvida com a localização ou retirada do filtro, siga as instruções contidas no manual da sua lavadora, que certamente conseguirá te guiar da melhor forma possível.

Para começar a limpeza, encha a máquina posicionando o botão no nível alto de água e escolha o ciclo de lavagem mais longo do programa.

Assim que a sua máquina de lavar estiver em movimento, despeje todo o de vinagre dentro da máquina ou no compartimento dedicado ao sabão. Espere alguns segundos para os compostos se misturarem e pause o ciclo de lavagem da máquina por cerca de 30 minutos.

Após esse tempo, adicione uma xícara de chá de bicarbonato de sódio à água com vinagre. Depois, deixe os compostos agirem por mais 1 hora com a máquina ainda pausada.

Após o período de pausa, religue a máquina e espere o ciclo de lavagem ser finalizado.

Assim, ao fim do ciclo, você pode dar acabamento à limpeza externa com pano úmido e detergente neutro diluído em água. Depois de tudo feito, seque todos com cantinhos (internos e externos) com panos secos e limpos.

Assistência Técnica para Máquinas de Lavar em BH

Se você estiver em BH e precisar de uma ajuda profissional para a limpeza ou o conserto da sua lavadora, nós podemos te ajudar. Veja aqui os detalhes e saiba também se vale a pena investir em uma geladeira Frost Free.

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!
Reveba as novidades da Assistência Técnica BH
Topo