Não vendemos peças!

A geladeira é um dos eletrodomésticos indispensáveis para o dia a dia das pessoas. Por isso, normalmente, muitas pessoas entendem que a compra de esse objetivo deve ser vista como um investimento, afinal, geralmente uma geladeira dura entre 10 e 16 anos e, em muitos casos, extrapola esse período.

No entanto, para realmente contar com uma geladeira em bom funcionamento por um tempo longo assim, são necessários cuidados. O motivo é bem simples: esse eletrodoméstico fica ligado 24 horas por dia. 

Dessa forma, além de escolher uma geladeira adequada para você, seguir algumas dicas ajudam a prolongar a vida útil do seu equipamento, evitando dores de cabeças e necessidade de reparos constantes.

5 dicas para aumentar a vida útil da sua geladeira

Antes de passarmos as dicas, precisamos falar que não existe uma fórmula mágica. Você vai ver que esses truques para aumentar a vida útil da sua geladeira são baseados no bom uso, limpeza correta e no simples fato de seguir as orientações de fabricantes e de técnicos que entendem o funcionamento desse equipamento. 

Dito isso, vamos às 5 dicas básicas para aumentar a vida útil da sua geladeira:

1. Mantenha sua geladeira em uma temperatura correta

A primeira dica para prolongar a vida útil da sua geladeira é sempre manter a temperatura adequada desse equipamento. Geralmente, a temperatura correta fica entre 4ºC e 5ºC, podendo variar de acordo com o clima, estação do ano ou mesmo ocasiões especiais. 

Algumas geladeiras contam com visores que informam a temperatura interna, já, para muitas pessoas, a solução é contar com um termostato para saber exatamente qual a temperatura. 

No entanto, não é preciso muito trabalho. O melhor caminho é sempre respeitar o limite de alimentos da sua geladeira, evitar colocar alimentos muito quentes em seu interior, realizar descongelamento adequado e, sempre que for necessário, alterar a velocidade, lembrar de voltar ao “padrão” do equipamento. 

2. Faça a limpeza periódica da sua geladeira 

Além de evitar problemas como mau cheiro da geladeira, perda de alimentos e produtos e aparição de insetos e fungos, realizar uma limpeza correta e constante em seu equipamento também é fundamental para prolongar sua a vida útil.  

Esse processo é importante para evitar que líquidos, gases e fungos afetem o funcionamento da geladeira e comprometam seu funcionamento. Para isso, é recomendado que esse processo aconteça a cada 15 dias, sempre em momentos em que a geladeira estiver fora da tomada e sem a utilização de produtos químicos pesados.

3. Faça degelo da sua geladeira com frequência

O processo de descongelar a geladeira já faz parte da rotina de muitas pessoas e, normalmente, acontece junto ao processo de limpeza. O que muita gente não sabe é que esse degelo é fundamental para aumentar a vida útil da sua geladeira. 

Em muitos equipamentos, o excesso de gelo pode bloquear espaços importantes da geladeira como o duto, impedindo a passagem de ar do congelador para o refrigerador, comprometendo todo o funcionamento e impactando diretamente a vida útil do equipamento.

4. Utilize a sua geladeira apenas como … geladeira 

Essa dica pode parecer óbvia, porém é sempre preciso lembrar que esse equipamento deve ser utilizado apenas para manter os alimentos resfriados e, para congelar, quando contar com essa funcionalidade. 

Atualmente, o hábito de utilizar a parte de trás da geladeira para secar roupas e calçados é menos comum. Porém, durante muito tempo, esse foi o principal responsável por problemas técnicos, falhas no motor e, consequentemente, vida útil reduzida. 

5. Faça manutenção com empresas especializadas

Assim como grande parte dos eletrodomésticos, periodicamente, é necessário um serviço de reparo ou mesmo de manutenção preventiva em sua geladeira. 

Seja para conferir se o funcionamento está padronizado ou mesmo para trocar uma peça que apresenta desgaste, cedo ou tarde será necessário procurar uma Assistência Técnica para algum reparo em sua geladeira

Nesse momento, é fundamental que você conte com profissionais competentes, que realmente entendam o que fazem e que garantam a qualidade do serviço prestado. Por isso, nada de colocar a durabilidade da sua geladeira em risco, apostando em amadores. 

Como falamos, a geladeira é um dos equipamentos mais importantes para o dia a dia das pessoas, por isso, nosso objetivo é cuidar desse equipamento, oferecendo serviços especializados de conserto, reforma, instalação, limpeza e manutenção para que seu equipamento tenha uma vida útil prolongada. 

Seguindo essas dicas, você também conseguirá ajudar nesse objetivo e sua geladeira durará mais tempo. Além disso, acompanhe nosso blog e receba outras dicas para cuidar melhor dos seus eletrodomésticos.

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!

    Reveba as novidades da Assistência Técnica BH