Não vendemos peças!

A geladeira precisa de reparo assim, como outros eletrodomésticos, de tempos em tempos. Isso garante o tempo de vida útil dos produtos, evitando que precisemos sempre comprar algo novo.

Existem alguns cuidados básicos que devemos ter com a geladeira para que ela funcione corretamente, e ela mesma indica os sinais de quando está precisando de um reparo. Saiba mais sobre isso aqui!

Quando a minha geladeira precisa de reparo?

Para responder essa pergunta, é necessário saber de algumas informações mais precisas. Olha só:

Tempo de uso da geladeira

Uma geladeira bem conservada pode durar em média, de 10 a 16 anos. Isso porque elas ficam ligadas 24 horas por dia, refrigerando os nossos alimentos.

Mas, algumas marcas podem durar mais do que outras, principalmente se o produto não tiver uma boa conservação e limpeza. Quando precisamos comprar uma geladeira, desejamos que ela dure bastante tempo, não é mesmo? 

A marca do produto

É natural que primeiro as pessoas comecem a pesquisar por geladeiras de marca, aquelas mais conhecidas no mercado. Mas, dependendo da marca e do modelo, esses refrigeradores podem ser mais caros.

Portanto, ao escolher uma marca de geladeira, leve em consideração o seu preço, a garantia do produto, as condições de pagamento disponibilizadas pela empresa.

Sinais de que ela precisa de reparos

Depois de um certo tempo, é natural que a geladeira apresente alguns sinais de que precisa de conserto ou pequenos reparos. Se não ficarmos atentos aos sinais, eles podem se agravar de maneira crescente e danificar completamente o produto. 

Excesso de barulho

É normal que o refrigerador faça um pouco de barulho derivado do seu funcionamento diário. Mas, quando ele começa a apresentar ruídos em excesso, é sinal de que algo em seu motor não está bem.

Observe se o ruído vem acompanhado de vazamento de óleo ou água, bem como se os alimentos não estão sendo refrigerados corretamente.

Rompimento na tubulação

Durante a mudança de casa ou apartamento, é normal que a geladeira e os demais móveis sofram desgaste. No caso da geladeira, a tubulação responsável por manter o sistema de refrigeração pode se romper, deixando-a ineficiente.

Termostato queimado

Ele é o responsável por manter a temperatura da geladeira em equilíbrio, mantendo os alimentos sempre bem conservados. Se o termostato estiver desregulado, a geladeira pode congelar demais ou de menos – o que também não é algo normal.

O que não se deve fazer com a sua geladeira

Deve-se cuidar da geladeira, assim como todos os móveis e eletrodomésticos na casa para que durem mais. Alguns hábitos feitos no dia a dia podem desgastá-la, diminuindo o tempo de vida útil:

  • Colocar roupas para secar na parte de trás da geladeira com frequência;
  • Jogar água no congelador para tirar o excesso de gelo;
  • Usar objetos pontiagudos para retirar a camada de gelo no freezer;
  • Deixar a porta aberta por muito tempo;
  • Guardar alimentos quentes na geladeira;
  • Não fazer a limpeza periódica;
  • Não trocar a borracha da porta, caso esteja desgastada;
  • Deixar de ajustar o termostato na temperatura ideal;
  • Mantenha sempre à vista o manual da sua geladeira, caso precise tirar alguma dúvida ou solicitar a troca de alguma peça (se ainda estiver na garantia); 

Como conservá-la corretamente

A limpeza periódica é ideal para que a geladeira continue funcionando por muitos anos, por isso todos os moradores da casa devem anotar essas dicas e aplicá-las no dia a dia.

  • Se a sua geladeira for frost free, não é preciso descongelá-la, mas caso ela acumule muito gelo, veja se ela não está desregulada ou precisa de alguma assistência técnica específica.
  • Alguns alimentos não precisam ser conservados na geladeira, pois isso a forçará a trabalhar mais, como por exemplo: cartela de ovos, frutas ainda verdes, alguns legumes, vinagre e etc.
  • Verifique se há algum ponto enferrujado de sua geladeira, principalmente na parte externa.
  • Vai mudar de casa? Desligue a geladeira uma hora antes de sair, ligando-a novamente uma hora depois de chegar no novo endereço.
  • Divida as carnes em potes ou saquinhos no congelador, isso não só facilita a preparação dos alimentos no dia a dia, como também evita que o gelo se acumule em excesso no freezer, além da organização da sua geladeira.

Gostou desse conteúdo? Clique aqui para acessar o nosso blog e confira outros artigos de qualidade para o seu dia a dia! A sua geladeira precisa de conserto e você quer ajuda de assistência técnica? Clique aqui e solicite um orçamento conosco!

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!

    Reveba as novidades da Assistência Técnica BH