Não vendemos peças!

O refrigerador é um dos equipamentos domésticos mais importantes em uma casa. Ele conserva os nossos alimentos e mantém a cozinha sempre abastecida com os itens mais importantes das refeições. Por isso, se a geladeira está vazando água por dentro é hora de investigar o que está acontecendo.

Não dá para ficar sem geladeira em casa, não é mesmo? Vamos entender agora quais são as possíveis causas do problema e como resolvê-lo de forma efetiva. Boa leitura!

Minha geladeira está vazando água por dentro: possíveis causas

A geladeira possui um sistema interno capaz de drenar a água e o gelo que se forma no gabinete do aparelho. Para não transbordar a água, ela é direcionada até uma bandeja acima do compressor e à medida que o refrigerador funciona, o líquido evapora aos poucos. 

Então o que precisa ser investigado primeiro é: como a sua geladeira realiza o degelo, é frost free ou manual?  

A do tipo frost free é prática porque não necessita de descongelamento manual, ela não forma aquela camada grossa de gelo. Mas, é necessário analisar se há algum alimento impedindo a saída do ar frio de dentro para fora, se as portas estão bem vedadas e se a geladeira está bem equilibrada no chão. 

Se a geladeira vazando água é frost free, tente desligá-la por pelo menos 48 horas a fim de reiniciar o sistema. Observe se o vazamento parou. 

A do tipo manual é o contrário da frost free. É necessário descongelar o aparelho cada vez que a camada de gelo chegar a 2 cm. Desligue-a da tomada e deixe que o gelo vá diminuindo com o tempo, retirando o excesso com um pano. 

Após esse processo, verifique se o problema de vazamento continua. Se mesmo assim o problema continuar, será necessário consultar uma assistência técnica para determinar outras causas, até mesmo se veio de fábrica a geladeira com defeito.

Cuidados com a sua geladeira

Para garantir que a sua geladeira funcione corretamente e dure muito tempo, é necessário conservá-la diariamente. Vamos conferir os principais cuidados com o refrigerador:

Não tentar consertar a geladeira sozinho (a)

É muito comum que as pessoas tentem se aventurar no conserto da geladeira a fim de resolver o problema e tentar economizar dinheiro. Mas, o barato pode sair caro, se a pessoa mexer em algo que danifica o refrigerador permanentemente. Na dúvida, sempre chame um técnico da assistência de geladeiras para ajudar. 

Não usar objetos pontiagudos para retirar a camada de gelo do freezer

Não é recomendado usar facas ou tesouras para retirar a camada de gelo grossa do freezer, pois pode-se encostar na parte onde circula o gás, o que mantém o freezer gelando corretamente. 

Mesmo que demore mais tempo para descongelar, deixe que o gelo derreta aos poucos, já que muitas vezes o excesso de gelo contribui para que o problema da geladeira vazando água por dentro. 

Ajuste da temperatura ideal do refrigerador

O ideal é que o freezer da geladeira trabalhe na temperatura de -18 °C e o refrigerador esteja ajustado para 3 °C. Isso é o suficiente para garantir que a geladeira funcione corretamente, não gaste mais energia do que o necessário e conserve os alimentos de forma eficaz. 

E se a minha geladeira continuar vazando água?

Se você já realizou o procedimento indicado e a geladeira continuou vazando água por dentro você precisa de uma assistência técnica que avalie o seu caso. A Assistência Técnica BH pode te ajudar! Clique aqui e agende uma visita de um dos nossos técnicos. Muitas vezes o problema pode se resolver de forma simples.

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!

    Reveba as novidades da Assistência Técnica BH

    Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.