Não vendemos peças!

Você certamente já ouviu falar sobre a geladeira frost free, não é mesmo? 

As geladeiras antigas, que ainda não possuíam a tecnologia frost free, são muito conhecidas por acumularem grandes camadas de gelo no congelador. O que, a longo prazo, faz com que surja a necessidade de “descongelar”. 

É aí que surge a geladeira Frost Free, trazendo maior comodidade ao seu cotidiano. Mas você sabe o que é e como funciona esse modelo? Leia nosso post de hoje e fique por dentro!

O que é geladeira Frost Free?

O termo Frost Free significa, em inglês, significa “livre de congelamento”, isto é, sem gelo. É um sistema de refrigeração avançado controlado de forma eletrônica, e é caracterizado pela sua capacidade de refrigeração sem produção de gelo.

Assim, o modelo dispensa a necessidade do degelo, ou o conhecido “descongelar a geladeira”, o que economiza tempo e energia direcionados à limpeza.

Todos já sabem que o Frost Free é uma tecnologia muito presente no mercado hoje. As geladeiras e freezers que possuem essa funcionalidade são mais modernas e práticas, funcionando de modo diferente que a geladeira convencional com a qual gerações passadas estavam acostumadas.

Como funciona o Frost Free?

Neste tipo de refrigerador, o ar fica circulando o tempo todo dentro da geladeira e igualmente em todo o aparelho, fazendo com que todo o ambiente interno seja refrigerado. Além disso, a constante circulação de ar reduz o aparecimento do mau cheiro, fazendo também com que o ar chegue a todos os alimentos de forma mais proporcional.

Nas geladeiras Frost Free, a serpentina fica posicionada no condensador. Existe também um temporizador programado para ligar a resistência elétrica de aquecimento que derrete o gelo formado nas serpentinas. Assim, a formação de gelo é bem pequena e apenas nesta área.

Já nos modelos convencionais, a serpentina (por onde passa o gás frio) fica envolta na parede do congelador, fazendo com que essa parte fique mais fria que as demais. Isso provoca a condensação do vapor de água no interior do congelador e a formação de camadas de gelo em torno das serpentinas geladas. O resto você já conhece, né? Tem gente que até reserva um dia do mês para descongelar a geladeira.

Quais as vantagens da geladeira Frost Free?

Logo, há diversas vantagens na utilização da geladeira Frost Free. Confira os principais motivos para adquirir uma dessas para a sua casa:

  • Degelo não é necessário;
  • Mais espaço no congelador devido à falta de acúmulo de gelo;
  • Facilidade de limpar é outro benefício que pesa bastante no dia a dia;
  • Redução de odores desagradáveis;
  • Melhor circulação do ar.

E as desvantagens?

A maioria das características da geladeira Frost Free é benéfica ao seu dia a dia. Porém, sabemos que a tecnologia traz custos extras. Por isso, uma desvantagem das geladeiras Frost Free é que elas consomem mais energia que os modelos convencionais. Isto ocorre pelo mecanismo de se acionar constantemente a resistência elétrica para impedir a formação do gelo.

Bom, não existe nada perfeito, não é mesmo? Mas descongelar geladeira, com tantas tecnologias disponíveis hoje em dia, é desnecessário e consome muitos esforços no seu cotidiano.

Então nossa dica de hoje vai para quem não tem tempo de ficar descongelando geladeira. Ou ainda, quem deseja uma manutenção mais fácil do seu eletrodoméstico, sem burocracia e sem complicações. Vale a pena ter uma Frost Free!

Para consultar os nossos serviços de conserto e limpeza, veja também nosso site!

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!

    Reveba as novidades da Assistência Técnica BH