Não vendemos peças!

Sua geladeira parou de funcionar ou gela pouco? Existem muitas causas para o seu eletrodoméstico apresentar mau funcionamento. O tempo de uso é um deles, mas alguns hábitos diários estão no topo da lista das geladeiras com defeito. Assim, avaliar o caso do seu refrigerador para descobrir a fonte é muito importante, afinal ninguém quer uma geladeira com defeito.

O conserto de geladeira pode ser o caminho mais simples para uma geladeira com defeito. Mas saiba que nem sempre ele será necessário! Seja a sua geladeira frost free ou não, acompanhe este post e entenda qual pode ser o problema do seu eletrodoméstico.  

Geladeira com defeito: qual será o motivo?

O primeiro passo quando notar que sua geladeira não funciona é verificar se o plugue está corretamente ligado na tomada. Caso o equipamento já esteja conectado e ainda assim apresente falhas, é sinal de que o problema é outro. Vamos lá?

1) Porta da geladeira mal fechada

É possível que a porta de seu refrigerador esteja impedindo que ela feche. Isso é um problema, uma vez que todo o ar frio precisa estar concentrado no interior do aparelho. Assim, confira se existe algum objeto bloqueando a porta. Quem sabe o problema está naquela panela maior que quase não cabe nas prateleiras?

Por conta desses pequenos detalhes, é muito importante manter a boa organização da geladeira. 

2) Borracha de geladeira gasta causa defeito no eletrodoméstico

Você sabia que aquela borracha na porta de sua geladeira é um item indispensável para o bom funcionamento? Pois é! Isso porque ela atua na vedação do eletrodoméstico e permite que o ar frio fique guardado lá dentro. Se a geladeira começa a gelar pouco, isso pode indicar o desgaste da peça. A solução é adquirir uma nova borracha e contar com ajuda para fazer a substituição adequada.

3) Abertura frequente da porta da geladeira

Um erro muito comum nos lares que têm geladeira é abrir a porta do equipamento com muita frequência. O ato acaba prejudicando o funcionamento do eletrodoméstico, já que a borracha acaba sofrendo desgastes e o ar escapa mais facilmente.

Assim, procure mudar esse hábito e alerte a família toda para o novo cuidado com o refrigerador. Ah, e também espere a comida esfriar antes de guardá-la, combinado?

4) Temperatura errada da geladeira

Ajustar a temperatura da geladeira conforme o clima e a quantidade de comida lá dentro também é importante. Afinal, se você configurar o refrigerador na temperatura mínima e encher o interior de alimentos, ele não esfriará como esperado. Procure selecionar a temperatura de acordo com esses fatores.

5) Problemas com o termostato

O termostato é uma peça que controla a temperatura do refrigerador, ativando e desativando o compressor. Por isso, caso ele esteja apresentando falhas, pode ser o problema de sua geladeira com defeito. Nesses casos, apenas profissionais especializados no conserto de geladeira podem identificar a origem do obstáculo.

6) Sensor térmico desregulado

Outro causador pode ser o sensor térmico, que funciona junto com o termostato liberando e travando a passagem do ar. Se os seus alimentos estão ficando congelados mais do que deveriam, pode ser um sinal de que a peça está com defeito. Novamente, esse é um trabalho para a assistência técnica de geladeira especializada.

7) Vazamento de gás do congelador

Se a geladeira com defeito não gelar na parte inferior, o gás que passa pela condensadora pode estar vazando. Por isso, caso o filtro da geladeira esteja sujo, pode também entupir e impedir a passagem de gás no resfriamento. Dessa maneira, é preciso acionar um profissional especializado no conserto de geladeira para identificar o gargalo. 

8) Resistência queimada da geladeira

O último item da lista é a resistência queimada! Em algumas geladeiras, existe uma placa fria que auxilia no resfriamento. Quando o condensador desliga, uma resistência contida nessa peça esquenta e derrete o gelo ali acumulado.

No caso de ela queimar, a placa se torna incapaz de derreter o gelo e leva a um acúmulo que impede a troca de calor com o exterior. Esse é outro defeito que só pode ser analisado por um técnico.

Como você já observou até aqui, a geladeira com defeito deve ser encaminhada a profissionais especializados. Somente no conserto de geladeira o seu caso será analisado minuciosamente a fim de desvendar o problema, desde a origem. Assim sendo, sempre procure uma assistência técnica de geladeira líder de mercado e foque no que realmente importa. 

No blog da Assistência Técnica BH, você pode conferir mais conteúdos úteis para cuidar da sua geladeira. 

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!

    Reveba as novidades da Assistência Técnica BH

    Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.