Não vendemos peças!

Além de prejudicar o meio ambiente, o desperdício de alimentos na geladeira afeta o seu bolso. Na maioria dos lares brasileiros, é comum encontrar aquele pote com comida estragada no fundo da geladeira, não é verdade? Bem, existem inúmeras razões por trás desse descuido, mas a principal é a falta de organização. 

Quando a geladeira não é arrumada adequadamente, o risco de perder alimentos não consumidos é maior. Desse modo, entender como guardar frutas, legumes e até mesmo doces da maneira certa faz toda a diferença para evitar desperdício de alimentos na geladeira . 

Descubra a quantidade ideal para evitar desperdício de alimentos na geladeira

Um dos primeiros passos para evitar o desperdício de alimentos na geladeira é dividir os alimentos em porções. Armazenar muita comida dentro do equipamento é uma ideia ruim, principalmente se há poucas pessoas em casa. 

Imagine que você prepara dois quilos de frango somente para você e decide guardar tudo na geladeira para consumir durante a semana. Provavelmente, uma parte da carne vai estragar antes que você consiga comer tudo, gerando desperdício. Congelar depois de cozinhar os alimentos é uma boa saída para diversificar a alimentação e evitar que a comida estrague.

Nunca guarde alimentos quentes

Outro erro muito comum é guardar alimentos ainda quentes na geladeira. Você sabia que esse hábito faz com que o vapor quente mude a dinâmica da refrigeração? Pois é! Ele acaba empurrando o ar frio para baixo, então o que estiver perto desse recipiente terá a conservação prejudicada. A longo prazo, a prática compromete o funcionamento da sua geladeira.

Já em relação aos alimentos crus, o choque térmico causado pela mudança brusca de temperatura causa rachaduras nas cascas e folhas. Como consequência, a ação de bactérias e micro-organismos se propaga mais facilmente.

Cuidados com verduras

Outra dica de ouro para evitar desperdício de alimentos na geladeira, é secar bem as folhas das suas verduras. A água, mesmo que em pouca quantidade, transmite o frio da geladeira mais rapidamente para as folhas, queimando-as. Assim, o ato de levar as verduras úmidas ao refrigerador compromete a duração dos alimentos. 

Um conselho é secar as verduras com papel toalha e guardá-las em recipientes secos, preferencialmente saquinhos. E quem não gosta de uma fruta fresquinha, né? Nesse caso, o principal cuidado é passar um pano úmido antes de levá-las à geladeira. Além disso, lave somente na hora do consumo para não tirar sua cera natural protetora.

Faça receitas com alimentos “passados”

Sabe aquelas bananas que estão quase estragando na fruteira? Que tal levá-las ao fogo e cozinhar um belo doce? Os legumes que já estão passando do ponto também podem se transformar em uma sopa deliciosa, seja de cenoura, mandioquinha ou chuchu. Use a criatividade e evite o desperdício de alimentos na geladeira reutilizando sobras da semana.

Planeje idas semanais ao mercado para evitar desperdício de alimentos na geladeira

Você já notou que fazer compras mensalmente pode não ser a melhor ideia? Além da má organização, outro motivo que leva desperdício de alimentos na geladeira é o excesso. Principalmente alimentos que estragam, como frutas e legumes, precisam ser preparados e consumidos prontamente. Assim, o recomendado é planejar idas semanais ao mercado ou hortifruti para não deixar a comida “esquecida” na geladeira.

Aposte no congelador

Já dissemos isso antes, mas vale ressaltar: o congelador pode ser o seu melhor amigo! Uma dica valiosa é posicionar carnes e outros itens que você não consumirá de imediato e guardá-los no freezer. Dessa maneira, você não tem a obrigação de comer os mesmos pratos somente para evitar o desperdício. As opções se expandem e você ainda tem aquela “refeição reserva” para quando estiver com preguiça de cozinhar.

Mantenha a geladeira limpa

Vem cá, você limpa o refrigerador de sua cozinha com frequência? Se a resposta for negativa, é hora de mudar! O desperdício de alimentos na geladeira também está ligado à falta de limpeza do equipamento, já que tudo acaba virando uma bagunça e os recipientes se perdem lá dentro. 

Apostamos que você já guardou algum alimento lá no fundo e só foi perceber que estava estragando com o mau cheiro. Mantendo uma rotina básica de limpeza, os riscos disso acontecer são muito menores. Lembre-se: seja a sua geladeira frost free ou não, é importante também dar atenção especial à limpeza do freezer. Dessa forma, você evita a proliferação de bactérias e a contaminação dos alimentos. 

Caso o seu refrigerador apresente mau funcionamento, recorra ao conserto de geladeira. Com os profissionais certos, você terá o equipamento de volta em tempo hábil e com ótimo custo-benefício! Confira também nossa seleção de melhores geladeiras do ano.

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!

    Reveba as novidades da Assistência Técnica BH

    Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.