Não vendemos peças!

Sabemos que a água é extremamente importante para a nossa saúde, mas ela precisa estar devidamente filtrada para que o corpo absorva os seus benefícios. Assim, é preciso estar atento (a) ao prazo da troca do refil do purificador de água, a fim de garantir que ela estará sempre pura e fresca para consumo.

Quer saber como trocar o seu refil? Confira nesse artigo!  

Como saber se está na hora de trocar o refil do purificador de água?

Com o uso constante, é normal que o filtro do purificador comece a se desgastar, comprometendo a capacidade de ter água potável para beber.

O excesso de impurezas e produtos químicos na água, fazem com que o filtro fique sobrecarregado e não consiga mais filtrá-la corretamente. Então, conheça agora os sinais de quando você precisa trocar o refil do purificador de água.

Quando trocar o refil do purificador de água?

1- Fluxo de água 

Um dos primeiros sinais de que você precisa trocar o refil do filtro, é quando o fluxo de água filtrada diminui. Por isso, ele se encontra sobrecarregado de impurezas e outras partículas que precisam ser limpas. 

2- Cor da água

Quando o filtro interno já está fora do prazo de validade, o resultado é que a cor da água começa a ficar em um tom mais escuro ou amarelada. Ou seja, isso indica que as impurezas mais superficiais não estão sendo filtradas corretamente. 

3- Odor e/ ou gosto

Se a água começa a apresentar algum cheiro ou gosto ela já não é própria para consumo. Porque pode conter partículas nocivas à saúde, que vão desde sujidades comuns (barro, lama), até microrganismos nocivos, metais e minerais em excesso.    

4- Tempo de vida útil 

A partir do momento em que compramos um filtro, o seu tempo de vida útil pode variar entre 3 a 12 meses. Mas depende das condições de uso e conservação. Após esse período, a capacidade de filtragem dele diminui, sendo necessário trocá-lo.  

Os riscos de beber água mal filtrada

É muito importante se atentar para o tempo de uso do filtro, como também na sua limpeza periódica, a fim de garantir que ele irá filtrar a água corretamente. 

Quando ingerimos uma água mal filtrada, podemos estar colocando para dentro de nosso corpo bactérias, microorganismos nocivos à saúde ou produtos químicos.

A água mal filtrada pode causar doenças, como por exemplo: diarréia, amebíase, cólera, leptospirose, esquistossomose, febre tifóide e até mesmo intoxicação por metais pesados.  

Muitas dessas substâncias acabam oxidando quando entram em contato com a água, fazendo com que chegue até às residências e caixas d’água já contaminadas. 

Como fazer a limpeza correta do refil do purificador de água?

Apesar de não haver uma periodicidade exata para realizar a limpeza do filtro de água, é importante pensar em uma limpeza semanal ou mensal,  para manter a qualidade da filtragem. 

Limpando a parte externa do filtro

Seja qual for o tipo de filtro que você tem em casa, limpe a parte externa com um pano úmido e um pouco de detergente, ou uma esponja úmida. Não é necessário usar outros produtos de limpeza, principalmente os corrosivos, pois podem danificar o seu filtro. 

No filtro de barro, você pode limpar a parte externa com água e a parte amarela de uma esponja nova, sem a necessidade de usar produtos químicos abrasivos ou detergentes – saiba mais sobre limpeza e conservação de outros eletrodomésticos aqui

Limpando a parte interna do filtro

Se o seu filtro for elétrico, desligue-o da tomada antes de fazer tanto a limpeza externa, como a interna. Agora, limpe as saídas de água usando hastes flexíveis (cotonetes) embebidos em um pouco de álcool e água. 

Adicione cerca de 2,5 litros de água para que limpe o filtro internamente, e os ativos filtrantes sejam acionados (aproveite para reutilizar essa água para lavar pequenas peças de roupa ou louças).

Mas caso o seu filtro seja de barro, basta limpar a vela com água corrente, sem a necessidade de adicionar açúcar ou esponjas que possam agredir a parte externa da vela. 

Chamando a assistência técnica

Para manter o seu filtro sempre funcionando corretamente, leia o manual de instruções para se orientar sobre a troca de outras peças, conforme as especificações do fabricante.

Se precisar, acione uma assistência técnica especialista para realizar possíveis manutenções, conserto do purificador de água ou, e até mesmo, para a troca do filtro de água – Se você estiver em Belo Horizonte ou Região, sabe que pode contar com a gente. Agende uma visita pelo (31) 3223-4470.

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!

    Reveba as novidades da Assistência Técnica BH