Não vendemos peças!

Descongelar geladeira é uma tarefa que pode ser bem chata, além de fazer a maior bagunça. Todos que já a realizaram sabem disso, não é mesmo? Ainda mais quando você tem pressa. 

Por vezes, a pressa é inimiga da perfeição. Principalmente quando o processo que você irá realizar exige que você leve em consideração a durabilidade da geladeira. 

Mas, quando o gelo dentro do eletrodoméstico compete espaço com os alimentos armazenados, é necessário um pouco de pressa. 

Ainda que o correto seja seguir à risca todas as instruções que constam no manual do produto, nem sempre o tempo te ajuda a realizar a tarefa com calma. Por isso, trouxemos dicas de como descongelar geladeira de forma rápida e que não danifique o eletrodoméstico. 

Como descongelar geladeira de forma rápida 

Antes de tudo, é importante preparar a geladeira para iniciar o degelo. Antes de desligar a geladeira, retire todos os alimentos que estão dentro dela e coloque em um recipiente térmico os que podem estragar. Você também pode guardar eles em um local arejado, caso o dia não esteja quente. Depois disso, é seguro desligar a geladeira. 

Reforçando: a forma correta de realizar esse processo é seguindo as instruções do fabricante. O que normalmente envolve desligar a geladeira e permitir que ela descongele naturalmente, durante a noite. O tempo total depende da espessura do gelo formado no congelador. Mas, no mínimo e em casos mais leves, o processo demora 2 horas. 

Truques para descongelar geladeira

Agora, para acelerar esse processo, existem alguns truques que podemos realizar. Um deles é deixar as portas da geladeira e do congelador sempre abertas, de forma que a temperatura interna não seja conservada. Entrando em contato com a temperatura exterior, a geladeira tende a descongelar mais rápido.

Assim, com as portas abertas, colocar um ventilador ligado na frente da geladeira ajuda o degelo a agir mais rápido. Em um recipiente , você pode colocar água quente ou morna e borrifar nas partes mais congeladas. Claro, sem excessos! E, se você tiver ainda mais pressa, um secador torna ainda mais acelerado o processo. 

Com o secador, você pode direcionar o ar quente para a parte congelada, mas fique atento: não tente forçar o gelo a sair com espátulas ou objetos pontiagudos, pois isso pode danificar a geladeira. Quando você conseguir retirar a placa de gelo sem esforço, esse é o momento de partir para uma outra placa. 

Vale lembrar também que você precisa ter cuidado ao utilizar o secador próximo à geladeira. Não deixe que nenhuma gota caia na parte interior dele, pois é possível danificá-lo. Então, evite sustos. 

Não esqueça de se preparar para a bagunça! Caso a sua geladeira não tenha um aparador, prepare panos para não molhar o chão e um recipiente para onde a água possa escorrer. 

Com o eletrodoméstico desligado, essa é uma ótima oportunidade para realizar uma limpeza geral tanto na parte interna quanto externa. Retire todos os compartimentos e mão na massa!

O que NÃO fazer para descongelar geladeira

Muitas “dicas” pela internet sobre como descongelar geladeira de forma rápida acabam saindo bem caras. Isso porque elas causam danos que apenas um técnico pode resolver, e isso normalmente pesa no bolso. 

Uma bem comum é sobre utilizar diversos materiais pontiagudos para raspar o gelo do congelador. Isso nunca deve ser feito, e o motivo é simples. O objeto pode perfurar a geladeira, assim, fazendo com que ela perca seu gás e se torne inútil. Ou seja, ela não irá mais realizar sua principal função, que é gelar. 

Outra ação a se evitar é colocar objetos quentes ou água fervente dentro do congelador enquanto a geladeira ainda está funcionando. Isso acaba fazendo com que ela perca sua eficácia em refrigerar. O objetivo não é que você procure uma manutenção, e sim descongelar.

Além disso, não utilize álcool, vinagre, bicarbonato de sódio e outros produtos abrasivos ou que deixem cheiro. Água e um sabão neutro são o suficiente para a limpeza.

Agora você já sabe como descongelar geladeira de forma rápida e sem que prejudique o seu eletrodoméstico. Continue descobrindo maneiras práticas de lidar com as tarefas do dia a dia enquanto conserva seus aparelhos. No blog da Assistência Técnica BH, existem todas as informações que você precisa para garantir o bom funcionamento da sua casa.

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!

    Reveba as novidades da Assistência Técnica BH