Vivemos em tempos modernos, em que ficou cada vez mais fácil comprar uma máquina de lavar e outros eletrodomésticos funcionais. Além de prático, o aparelho pode ser instalado em casas e apartamentos.
Uma das suas funcionalidades é a de centrifugar, ou seja, é a forma de torcer as roupas dentro da máquina. Neste artigo você vai saber o que é centrifugação na máquina de lavar e como usar esse recurso corretamente.
Continue na leitura!
O que é a centrifugação na máquina de lavar?
Trata-se da função de “torcer” as roupas na parte interior da máquina de lavar, eliminando o excesso de água. Assim, as peças saem quase secas do aparelho. Basta estendê-las e deixar que elas sequem completamente no varal.
Parece um conceito bem óbvio, mas é justamente essa a ideia que a pessoa que criou a máquina de lavar queria passar. Aliás, a título de curiosidade, a primeira máquina de lavar lançada no Brasil foi em 1959, da marca Brastemp.
Quem criou a máquina de lavar de acordo com a história, foi Alva J. Fisher, um trabalhador da Companhia de Máquinas Hurley, em 1908 – há 114 anos!
De lá para cá, inúmeros aparelhos foram lançados e novas tecnologias passaram a integrar a linha de produção das grandes marcas, facilitando ainda mais a vida dos consumidores.
Como funciona a centrifugação na máquina de lavar?
Cada máquina de lavar possui um cesto na parte interna, geralmente feito de inox. Ao colocá-la para funcionar, ela basicamente vai:
- Encher de água e adicionar o sabão
- Esfregar as roupas
- Em seguida, eliminar o excesso de água
- Efetuar uma centrifugação (torcer) para eliminar o excesso de água de sabão
- Encher de água novamente para adicionar o amaciante, deixar de molho e assim centrifugar para eliminar toda essa água da máquina e das roupas.
Esse recurso não se encontra nos tanquinhos tradicionais, já que muitos apenas batem as roupas (esfregando-as) para eliminar a sujidade das peças.
Nesse sentido, se você está em busca das melhores máquinas de lavar do mercado, o ideal é fazer uma boa pesquisa considerando a durabilidade do aparelho, se há garantia, etc.
E se a minha máquina de lavar não centrifugar direito?
Seja por defeito de fábrica ou anos de uso, muitas máquinas de lavar acabam estragando justamente na função de centrifugação das roupas, gerando uma enorme dor de cabeça nos consumidores.
Mas, dependendo do ponto onde ela estragou, é possível, sim, reverter a situação e deixar a sua máquina de lavar como nova. Veja a seguir como fazer:
O que fazer se for um defeito de fábrica
Para quem acabou de comprar uma máquina de lavar a poucos meses e já veio com esse defeito na centrifugação, tente analisar alguns pontos
- Se o aparelho ainda está na garantia (nesse caso, basta acioná-lo e a empresa irá encaminhar para a fábrica e efetuar a troca mediante apresentação de nota fiscal, etc)
- Se a garantia for estendida (mais de 2 anos) e você pagou por um seguro adicional, entre em contato com a empresa e ela precisa efetuar os trâmites para a troca do aparelho com a fábrica.
- Se a empresa se recusar a fazer a troca, procure o PROCON * da sua cidade e faça uma reclamação formal contra a empresa. Defeitos no produto devem ser resolvidos rapidamente de acordo com a Lei do Consumidor.
O que fazer se a minha máquina estragou devido ao tempo de uso
Nesse caso, podemos supor que a máquina não está mais na garantia (a não ser que seja um caso específico), mas ainda é possível enviá-la para o conserto. Verifique se a empresa escolhida para realizar a manutenção possui as credenciais e os profissionais necessários para resolver o problema do cliente.
Durante a consulta com o profissional, não deixe de relatar:
- O problema do aparelho
- Há quanto tempo está assim
- Se ainda está na garantia, etc
Aqui na Assistência Técnica BH nós analisamos cada máquina de lavar em busca do defeito e da possível solução.
Por isso, não desista do seu aparelho! Muitos problemas são revertidos e a máquina consegue durar um bom tempo depois do conserto. Entre em contato conosco e analisaremos a sua questão, será um prazer atendê-lo (a)!