Não vendemos peças!

O fogão é um dos itens mais importantes que compõem uma casa. Sem ele, não é possível preparar refeições e outros lanches assados. Com isso, as pessoas tendem a gastar mais comendo fora – aumentando consideravelmente os gastos mensais. Então, se você quer descobrir qual é o melhor fogão para você, leia até o final!

Mas, diante de tantas opções de fogões disponíveis no mercado, como escolher o melhor? A marca do produto influencia no seu desempenho? Saiba mais neste artigo!

Considere o espaço disponível em casa

Antes de comprar ou trocar o seu fogão, é preciso considerar onde ele será instalado, ou seja, se a sua cozinha é muito pequena, com certeza precisará colocá-lo em um lugar de fácil acesso, porém que não atrapalhe o fluxo de uso dos outros eletrodomésticos, tais como a geladeira. 

Para quem mora em apartamento, o espaço pode ser ainda menor. Uma boa opção é tentar o fogão do tipo quatro bocas ou o cooktop (aqueles instalados na bancada da cozinha). 

Preços: o quanto posso pagar em um fogão?

Nesse segundo momento, é imprescindível analisar o orçamento: o quanto você pode pagar por um fogão? Algumas pessoas escolhem comprar os do tipo semi-novos ou usados, pois podem ter o preço bem mais em conta.

Os novos possuem a vantagem de terem a garantia – caso alguma peça ou o fogão não funcione direito, você poderá trocá-lo por um novo ou trocar a peça que veio com defeito.

Deve-se então estabelecer um preço máximo a ser pago em um fogão, sendo esse o seu budget. Em seguida, comece a procurar pelos estabelecimentos e lojas que vendem os fogões na faixa de preço que você está procurando. 

Qualidade tem a ver com a marca do produto?

A marca do produto é importante para que os consumidores tenham uma noção de qualidade, prestatividade das empresas e a quanto tempo estão no mercado. 

Mas, a marca não é o único fator a ser analisado quando se compra um fogão, pois muitas vezes os produtos da marca top tendem a ser mais caros. 

Na dúvida, faça uma pesquisa minuciosa das três principais marcas que você considera confiáveis. Pergunte também aos seus parentes e amigos o que eles acham delas e se comprariam o mesmo produto.

Por fim, analise as informações, bem como os preços dos produtos e as formas de pagamento oferecidas pelas empresas.  

Como saber se um fogão é bom para mim?

Depois de analisadas as situações que citamos acima, é hora de partir para a prática e decidir pelo tipo de fogão que você precisa. Confira as sugestões:

  • Se a sua família é grande, com certeza precisará de um fogão maior, de cinco ou seis bocas, a fim de acelerar o processo de cozimento dos alimentos.
  • Se apenas uma pessoa ou um casal mora na casa, talvez o fogão de quatro bocas já atenda à necessidade deles;
  • Considere se o fogão vai economizar energia (se possui o selo A do Inmetro), onde será instalado, a marca escolhida e o preço final;
  • Guarde o manual de instruções e as notas fiscais ou recibos que acompanham o produto;

Analise todas as informações antes de tomar uma decisão

Muitas vezes é difícil não ceder à tentação de comprar o primeiro fogão inox de seis bocas, lindo e maravilhoso disposto ali na loja, não é mesmo?

Mas, geralmente esses fogões são os mais caros! E se você não estiver disposto (a) a pagar por um eletrodoméstico tão caro, é necessário abrir mão de algumas funcionalidades para ter um fogão compacto, porém funcional e duradouro.

  • O vendedor da loja vai te oferecer os fogões mais caros, afinal, eles precisam vender! 
  • Seja firme em sua decisão e não ceda ao primeiro produto que te mostrarem;
  • Avise ao vendedor sobre o seu budget, e diga que não poderá ultrapassar o valor X;
  • A tecnologia é muito importante e funcional, mas será que você precisa mesmo de tantos apetrechos no momento? Ou seria melhor escolher um fogão bacana que te atenda do mesmo jeito?

Esperamos que você analise com calma todas as informações deste artigo, e claro, tome a melhor decisão na compra do seu fogão! Acesse também o nosso blog e descubra qual opção é melhor para a sua casa: fogão convencional ou cooktop?

Caso precise de assistência técnica para fogão e outros eletrodomésticos, será um prazer atender você! Clique aqui e confira as nossas soluções!

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!

    Reveba as novidades da Assistência Técnica BH