Decorar a cozinha está cada vez mais difícil. São tantas as opções que ficamos perdidos na hora de escolher. O fogão, que existe desde que o mundo é mundo, também evoluiu e deixou de ser um simples utensílio para cozinhar. Hoje, ele é um grande aliado na decoração, trazendo charme e sofisticação para o seu ambiente.

Mas na hora de escolher, qual a melhor opção?

Não dá para pensar somente no design! Temos que avaliar os prós e contras de cada modelo para decidir pela melhor opção que caberá no nosso bolso.

Vamos lá então! Fogão ou cooktop, qual é a melhor escolha para a sua casa?

Existem muitos pontos que deverão ser considerados na hora de escolher: frequência que você cozinha ou utiliza o forno, espaço físico e até quantas pessoas moram na casa.

Fogão ou Cooktop: quais as diferenças?

O que é Cooktop

Antes de mais nada, você precisa saber o que é o Cooktop (confira nosso outro post). O cooktop deve ser embutido em um vão da bancada. Recomenda-se que ele seja colocado em cima de uma pedra fria, como o granito, por exemplo. Assim, ocupa bem menos espaço do que um fogão de piso e contribui bastante para dar um charme a mais na sua cozinha. Ele pode ser a gás, elétrico ou por indução (que não possuí chama).

A limpeza é bem simples! Utilize água e detergente, sempre usando a parte macia da esponja para não arranhar a superfície esmaltada do seu cooktop.

Além de ser um charme, ocupa bem menos espaço na sua cozinha.

Uma desvantagem dos cooktops é não possuir o forno embutido. Se você gosta de assados vai ter que adquirir um forno a parte.

Outra desvantagem é de ter até 5 bocas ao invés de até 8 bocas como o fogão tradicional. Se você gosta de fazer um cardápio variado, deve pensar neste detalhe.

Fogão convencional

Já o fogão tradicional, além da vantagem de já possuir um forno embutido, alguns modelos mais modernos possuem painéis digitais para controle da temperatura e outros possuem até timer! Outra vantagem é que existem modelos com até 8 bocas. Para os mais criativos na cozinha, ajuda bastante.

O fogão possui o funcionamento a gás, exigindo que você tenha o botijão e acessórios, exceto para aqueles que moram em condomínios que possuem gás canalizado.

O fogão de piso é o mais tradicional. Mas existe também a opção do fogão de embutir.

fogão de embutir

 

 

Seu funcionamento é similar ao do fogão de piso, porém ele é embutido, ficando suspenso no armário. Ele também é um charme para a sua cozinha.

E aí? Continua com dúvida? Você precisa decidir antes de fazer o projeto da sua cozinha, afinal a disposição dos armários dependerá bastante do modelo que você escolher. Confira também nosso site para mais conteúdo e condições. Boa sorte!

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!
Reveba as novidades da Assistência Técnica BH
Topo