Não vendemos peças!

A máquina de lavar é um dos eletrodomésticos que não podem faltar em casa, concorda? Lavar as roupas à mão é uma tarefa cansativa. E, com todos os avanços tecnológicos, a maioria dos lares conta com uma lavadora para facilitar o cotidiano familiar. É por isso que, quando a máquina de lavar não liga, é interessante descobrir o problema o quanto antes para prolongar a vida útil do aparelho.

Não sabe identificar o que há de errado com a sua máquina de lavar roupas? Neste artigo, te contamos os principais motivos para a lavadora não ligar. Garantimos que seu aparelho, lava e seca ou não, vai ficar novo em folha! Vamos lá?

1) Falta de energia elétrica

O primeiro passo quando a máquina de lavar não liga é conferir a existência de energia elétrica. Verifique o fusível ou disjuntor da residência para ter a certeza de que está ligado. 

Vale lembrar que é importante desligar a máquina de lavar sempre que o tempo estiver ruim. Ou seja, se estiver chovendo forte com relâmpagos ou se houver temporais de risco à energia elétrica. Ligue novamente apenas quando a corrente já estiver estabilizada.

2) Tomada com defeito

Outro ponto a ser considerado quando a máquina de lavar não liga é se a tomada destinada à máquina de lavar está funcionando bem. Confira primeiro se o plugue está conectado à tomada. Se a peça estiver desconectada, esse pode ser o problema. Assim, conecte-o a uma tomada adequada e troque-a se for incompatível. 

3) Tampa/porta mal fechada

Hoje em dia, boa parte das máquinas de lavar possui um sensor que identifica quando a tampa está fechada. O dispositivo de segurança se chama interruptor e evita acidentes em várias etapas da lavagem. No entanto, se a peça estiver mal fechada ou com defeito, esse trabalho é comprometido e pode prejudicar o funcionamento do eletrodoméstico. Para descobrir o problema, é importante contar com o conserto de máquina de lavar. Assim, você tem apoio de profissionais especializados.

4) Botão com defeito

O botão de liga e desliga com defeito pode ser outro causador do seu problema. Se o botão da lavadora estiver em uma posição incorreta ou parou de funcionar, é fundamental contar com assistência técnica lava e seca ou assistência técnica de máquina de lavar roupas. Afinal, como as peças serão lavadas e centrifugadas se um dos principais mecanismos do aparelho estiver com defeito? Atente-se a isso.

5) Placa de interface queimada

A placa de interface é uma peça fundamental para os modelos mais modernos de máquinas de lavar. Ela funciona junto com a placa de potência e  fica embaixo dos botões das lavadoras, ligando o ciclo escolhido ao motor. Se, por acaso, essa placa parar de funcionar, o problema pode estar atrelado ao desgaste pelo uso, já que botões da máquina são pressionados. Outra opção é o excesso de umidade acumulado no local. 

6) Haste da micro chave com defeito

Essa é uma peça metálica da máquina de lavar roupas que aciona outra ferramenta, chamada micro chave. A haste é fundamental para a lavadora, já que inicia e interrompe o funcionamento. No entanto, vale frisar que somente o suporte técnico é adequado para analisar esse problema e propor uma solução. Assim, não tente mexer na peça por conta própria, ok?

7) Limpeza irregular

Provavelmente, sua máquina de lavar não vai parar de funcionar devido à falta de limpeza no interior. Mesmo assim, é necessário entender que esse eletrodoméstico também exige uma rotina de cuidados de higiene. E não é de qualquer jeito, viu? É fundamental tirar o filtro, lavar em água corrente e depois recolocar. O próximo passo é fazer uma mistura com vinagre e bicarbonato de sódio! A limpeza da lavadora pode ser feita a cada 30 dias. Confira mais aqui e deixe sua máquina sempre limpa.  

E então, curtiu essas dicas? Apostamos que a sua máquina de lavar vai receber os melhores cuidados de agora em diante! Vale lembrar que nem sempre você vai ser capaz de resolver os problemas com o equipamento. 

Assim sendo, não hesite em acionar o conserto de máquina de lavar para evitar ainda mais falhas no eletrodoméstico. Veja também nosso blog para mais conselhos sobre como cuidar de seus eletrodomésticos.

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!

    Reveba as novidades da Assistência Técnica BH

    Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.