Não vendemos peças!

Limpar o seu fogão é uma tarefa rotineira e usual da casa, afinal de contas, ele é um dos eletrodomésticos mais importantes e que mais se sujam na cozinha. 

Mas, na hora de fazer a limpeza, é preciso ter alguns cuidados específicos para evitar arranhões e outras avarias que possam danificar o seu fogão. Saiba mais sobre esse assunto aqui!

Como limpar o seu fogão, de acordo com cada tipo

É importante conhecer o seu tipo de fogão não só para limpá-lo corretamente, mas também para saber o que fazer caso precise acionar a assistência técnica para a troca de peças. Vamos conhecer os principais tipos:

Fogão de piso

Esse é um dos tipos mais comuns e fáceis de instalar, pois basta encaixar corretamente os seus pés e já estará pronto para o uso. Você poderá encontrá-lo com 4, 5 ou 6 bocas. 

Como limpar o fogão de piso

Para limpá-lo, certifique-se de que ele estará desligado da tomada e também do sistema de gás, evitando possíveis queimaduras ou danos nas peças do fogão. Remova também as trempes e as grades da mesa, lavando-as separadamente e secando-as bem.

Em seguida, use a parte amarela da esponja de cozinha e um pouco de detergente neutro para esfregar delicadamente a superfície do fogão, removendo as marcas de gorduras e outros alimentos que possam ter caído durante o preparo das refeições. 

Não é necessário utilizar produtos à base de cloro ou corrosivos, pois podem danificar ou mesmo manchar o seu fogão. Agora, remova o excesso de espuma e sujidades com um pano limpo e úmido, até que fique totalmente limpo e sem riscos.

Fogão do tipo embutido e cooktop

Esse tipo de fogão é mais comum em cozinhas planejadas, sendo instalados em bancadas. Eles não possuem pés e nem acabamentos laterais, sendo colocados sob medida.

O fogão cooktop é aquele que possui a mesa embutida na bancada da cozinha, não possuindo forno nem pés.

Como limpar o fogão embutido 

Verifique se o gás está desligado, bem como se o fogão já está frio e fora da tomada. Retire todas as partes removíveis e lave-as separadamente se precisar.

Use uma mistura de água e detergente para usar na parte amarela da esponja, esfregando suavemente a superfície do cooktop ou do fogão embutido. 

Em qualquer tipo de fogão, não é necessário usar nenhum produto abrasivo ou que possam riscá-lo, pois isso diminui o tempo de vida útil do equipamento. 

Fogão elétrico

Esses são os modelos mais tecnológicos e cheios de aparatos especiais, facilitando a vida das pessoas na cozinha. Por exemplo, muitos deles possuem relógios que avisam quando os alimentos estão prontos, dois fornos e outros itens.  

Toda essa tecnologia é muito funcional, mas o cuidado deve ser redobrado na hora de limpar. 

Como limpar o fogão elétrico

Certifique-se que o fogão está todo desligado e frio antes de começar a limpar. Em seguida, use um pano de microfibra e coloque algumas gotas de álcool sobre ele. 

Agora, esfregue a parte externa do fogão suavemente, removendo todas as sujidades. Lembre-se de retirar a sujeira dos botões de regulagem e vidros. 

Quando o fogão é do tipo inox deve-se limpá-lo com ainda mais cuidado, pois a sua superfície pode arranhar facilmente, deixando marcas. 

Fogão Industrial ou portátil

Esse é o tipo de fogão profissional, tendo a capacidade de suportar panelas grandes e pratos assados. A vantagem é que esse fogão pode ser instalado em qualquer espaço, sendo também portátil.

Como limpar o fogão industrial

Certifique-se de que o aparelho está todo desligado e frio antes de começar a limpeza. Retire as partes móveis (trempes, chapas e grades da mesa), limpando-as com escova de aço, desengordurante e detergente específico para não oxidar as peças.

Na mesa do fogão, prefira passar apenas a esponja amarela com um pouco de detergente, retirando o excesso com um pano limpo e úmido, conservando-o para que não fique riscado. 

Se você precisa do serviço de conserto de fogão, conte conosco para cuidar bem do seu eletrodoméstico, trabalhamos com técnicos capacitados e consertamos fogões de diversas marcas e modelos como Brastemp, Electrolux, Consul e diversas outras! Entre em contato conosco, faça seu orçamento pelo telefone (31) 3223-4470!

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!

    Reveba as novidades da Assistência Técnica BH