Se você está no processo de decorar (ou redecorar) a sua cozinha com eletrodomésticos novos, imagino que esteja na dúvida sobre qual tipo de fogão adquirir. Hoje em dia, o cooktop veio para trazer modernidade e praticidade para o seu cotidiano. São diversos modelos, e cada um deles possui os seus benefícios: cooktop a gás, elétrico ou por indução.

Então, se você ainda tem dúvidas sobre qual deve escolher, hoje a Assistência Técnica BH irá te ajudar a decidir pelo modelo ideal para sua casa. Acompanhe e descubra as diferenças entre os três modelos!

O que é Cooktop?

Talvez você ainda não conheça a tecnologia do Cooktop, por isso iremos te explicar. Antes de mais nada, o cooktop é basicamente as bocas do fogão, mas desprendido de toda a estrutura que compõe o fogão convencional. Por ser uma peça à parte, ele tem a vantagem de ser um aparelho mais leve e de design mais clean. Assim, muitas pessoas que optam por uma cozinha de móveis planejados apostam nesse modelo para compor a decoração do ambiente.

Para quem não tem muito espaço na cozinha ou deseja simplesmente economizá-lo, essa também pode ser a opção mais viável e prática, além de conferir um ar de modernidade à sua cozinha.

Modelos de Cooktop: diferenças

Cooktop a gás

O cooktop a gás, como próprio nome diz, tem um funcionamento a gás. No mais, são as vantagens e desvantagens de se ter um cooktop, como falamos no post Cooktop ou fogão convencional? Qual escolher?

Além disso, um detalhe importante é que ele possui grades para colocar as panelas.

Cooktop elétrico

O cooktop elétrico funciona com eletricidade e não com gás, porém há um detalhe importante:  não tem grades. Por isso, ele esquenta muito rapidamente, demora a esfriar e exige panelas com fundo reto (planas) e resistentes.

Como esquenta muito rápido, possui a vantagem de esquentar os preparos rapidamente. Além disso, outro detalhe é que você tem precisão total no controle da temperatura.

Por outro lado, uma desvantagem é que seu consumo de energia provavelmente vai aumentar. E, nos tempos atuais, isso é realmente um problema.

O fato de só poder utilizar panelas com fundo reto geralmente é um obstáculo também. Isso é necessário devido à superfície totalmente plana do cooktop elétrico. Então, materiais menos resistentes, como vidro ou cerâmica, não devem ser usados neste modelo.

Cooktop por indução

O cooktop por indução também é elétrico, mas, além de panelas planas, ele exige que as panelas sejam magnéticas, pois cozinha por indução eletromagnética. Isto quer dizer que o cooktop só esquenta se a panela adequada estiver em contato com a zona de cozimento. Quando é desligado, ele esfria praticamente de imediato. Desta forma não queima a comida nem oferece risco a quem encostar nele sem querer, protegendo a sua família.

Este eletrodoméstico é muito parecido com o elétrico, porém oferece mais recursos. Este modelo cria um campo eletromagnético entre a parte interna e o inferior da panela. Desta forma, o calor gerado vai para o alimento e não ocorre a perda de temperatura para o ambiente. Um problema é que o seu consumo de energia também vai aumentar em relação ao modelo a gás.

Além disso, outra desvantagem desta opção é que ele requer panelas magnéticas com fundo de aço, multicamada ou ferro fundido. Por isso, você não vai poder utilizar as suas panelas comuns, precisando investir em outras.

E agora? Ficou mais fácil escolher o seu? É importante sabermos as características dos utensílios que iremos comprar. Afinal, o dia a dia de cada família é muito particular.

Se você também quer saber mais sobre como realizar a limpeza do seu micro-ondas, confira aqui o nosso conteúdo sobre o assunto. Até mais!

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!
Reveba as novidades da Assistência Técnica BH
Topo