Não vendemos peças!

Já falamos por aqui como você pode limpar geladeira da forma adequada. Mas e quando não há motivo aparente e o refrigerador continua com mau cheiro? Bem, nesses casos, você precisa entender como tirar cheiro da geladeira de forma caseira ou com produtos industrializados. É sobre isso que falaremos hoje, então anote os pontos principais para não perder nada! 

O que causa mau cheiro na geladeira?

Se você não limpa o seu refrigerador com frequência, isso pode causar um aroma desagradável. Mas, algumas vezes, nem a limpeza dá conta de manter o interior da geladeira cheiroso. Antes de mais nada, saiba que muitos alimentos já apresentam cheiro forte por natureza. É o caso de queijos, carnes e temperos como a cebola. 

Quando não é causado por resíduos, o mau cheiro na geladeira pode ocorrer pelo armazenamento inadequado da comida. Sabe quando guardamos os alimentos em potes que não vedam direito? Pois então: isso faz com que diversos cheiros se misturem no interior do equipamento. 

Outro erro é esquecer de jogar a comida estragada fora, o que também vale para o congelador. Se a sua geladeira não é frost free, o degelo precisa de atenção especial nesses casos, combinado? 

Receitas caseiras para tirar cheiro da geladeira

Você sabia que alguns refrigeradores oferecem tecnologia antiodor? É isso mesmo! Quando esse não for o caso, existem diversas soluções industrializadas voltadas para esse fim, como neutralizadores em pasta e spray. 

Abaixo, listamos algumas receitas que você pode fazer em casa. São bem simples e apostamos que você já tem a maioria dos ingredientes aí na sua cozinha. Confira!

1) Limão e café

Um método muito simples para tirar cheiro da geladeira é fazer uma mistura com café e limão. Isso mesmo! É só misturar a fruta e o pó do café em uma vasilha e colocá-la dentro do refrigerador. Assim, deixe a mistura lá dentro por no máximo 3 dias e verá que o cheiro vai embora. 

2) Vinagre de álcool

O vinagre é um ótimo bactericida! Além de ser útil para limpar o refrigerador, o produto pode ser utilizado de outras formas na limpeza da casa. Então, antes de recolocar as gavetas e prateleiras na hora de limpar a geladeira, passe um pano umedecido em uma solução parte vinagre para 3 partes de água. Limpe todo o interior.

3) Bicarbonato de sódio

Podemos também utilizar o bicarbonato para tirar o cheiro da geladeira. Basta seguir as mesmas etapas do processo com o vinagre de álcool. Assim, dilua o produto em água e passe por todo o interior com um pano. Você vai ver que o mau cheiro diminui bastante!

4) Maçã

A maçã é um alimento com propriedades de absorção. Dessa forma, ela atrai as moléculas que causam o mau cheiro, ajudando a minimizá-lo. Uma dica é cortar a fruta ao meio e deixá-la por 3 dias na geladeira.

5) Essência de baunilha

Outro alimento que age na mesma linha é a essência de baunilha. Para tirar o mau cheiro da geladeira, separe um pedaço de algodão seco e coloque em um pote. Depois, adicione uma colher da substância e leve o recipiente ao refrigerador por tempo indeterminado. 

6) Carvão 

Quem nunca ouviu falar que o carvão pode ser usado na limpeza, não é mesmo? Uma dessas utilidades é ajudar a tirar cheiro da geladeira. O produto pode ser colocado em um recipiente e levado ao refrigerador, pois absorve as moléculas do mau cheiro. Assim, basta colocar a bandeja ou vasilha no fundo da geladeira.

Viu só como é simples? Todos os produtos são naturais e fáceis de encontrar. Esperamos que esses métodos te ajudem a tirar cheiro da geladeira, garantindo a saúde do seu ambiente na cozinha! Vale ressaltar que essas dicas são caseiras e, de qualquer modo, o mais indicado é procurar por uma equipe especializada.

Além disso, se você perceber que está na hora de trocar de geladeira, não se apresse. Às vezes, tudo o que seu equipamento precisa é de conserto de geladeira. Aqui na Assistência Técnica BH, fazemos conserto em domicílio, sabia? Nossa assistência técnica de geladeira garante o melhor reparo para a sua geladeira Panasonic, geladeira Brastemp, geladeira Philco, geladeira LG, entre outras marcas.

Confira aqui outros conteúdos e aprenda muito mais sobre cuidados com o seu refrigerador. Até a próxima!

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!

    Reveba as novidades da Assistência Técnica BH