Não vendemos peças!

O fogão assim como os demais eletrodomésticos na casa, precisam de cuidados preventivos para durarem por mais tempo. Devido ao uso e acúmulo de gordura, o eletrodoméstico costuma ficar entupido e dificultar o acendimento das chamas, precisando então de ajuda para desentupir fogão. 

Imagine ter a surpresa desagradável de uma ou mais bocas do fogão estarem entupidas bem na hora de preparar as refeições, justamente no dia em que você está recebendo visitas em casa? 

Se isso está acontecendo com o seu aparelho, fique neste artigo para saber como resolver. Boa leitura! 

O que fazer para desentupir fogão?

Primeiramente, é necessário retirar as trempes a fim de começar a limpeza e desentupir o fogão. Ao ligar as chamas, é possível ver quais não estão funcionando e assim começar a limpeza. 

Muitas pessoas têm a prática de limpar a parte onde sai a chama com uma agulha, retirando partículas gordurosas do local, o que é muito válido e benéfico para resolver a questão.

Basta pegar a agulha e passar várias vezes no acendedor a fim de retirar as partículas de gordura. Faça um teste e acenda as chamas para verificar se elas continuam entupidas após realizar essa etapa em todas as bocas do aparelho.

Além disso, é necessário limpar as trempes com produtos desengordurantes e usar um pano úmido na parte de cima do fogão a fim de retirar as marcas de gordura, ou alimentos depositados ali durante o preparo.

Como desentupir fogão cooktop?

O fogão cooktop precisa de cuidados assim como o convencional, mas ele acaba riscando mais fácil na parte de cima. Para desengordurar e desentupir as chamas do cooktop, é necessário fazer o mesmo processo que citamos anteriormente.

Verifique quais as chamas estão falhando. Em seguida, retire as trempes e passe a agulha na saída das chamas a fim de desentupir o fogão.  

E se o meu fogão continuar entupido? 

Se o fogão continuar entupido, tente repetir o processo para desentupir as chamas. Muitas partículas de gordura são densas e acabam se prendendo profundamente nos orifícios das chamas, tornando as bocas entupidas.

Ficar sem usar alguma chama do fogão acaba fazendo muita falta no dia a dia, já que as outras trempes ficam sobrecarregadas com o uso. Se mesmo após repetir o processo o seu fogão não desentupir, vale a pena chamar uma assistência técnica para ajudar a resolver o problema. 

Quanto custa desentupir fogão com uma assistência técnica? 

Depende da quantidade de chamas a serem desentupidas, do processo empregado para resolver o problema, da mão-de-obra, experiência dos profissionais e da região onde a pessoa mora. Mas ao compararmos os preços da manutenção, reforma ou conserto de fogão com o valor de um aparelho novo, que vai de R$ 500 a R$ 2.000 dependendo das tecnologias adicionadas ao produto e a quantidade de bocas (2, 5 ou 6), entende-se que é melhor investir no conserto do que investir em um fogão novo.

Aplicando uma boa conservação do produto, o fogão pode durar por muito tempo e assim servir a toda a família – e você ainda economiza dinheiro consertando o seu fogão.  

Como evitar que o meu fogão fique entupido novamente?

Após realizar a limpeza e desentupir o fogão, é preciso manter a manutenção e cuidado em dia para evitar que o problema se repita. Vamos conferir alguns cuidados:

  • Manter as trempes limpas após o uso
  • Retirar partículas de comida e gordura da parte de cima do fogão
  • Não acender as chamas se as trempes estiverem sujas de óleo ou outras partículas, pois isso favorece a degradação das peças 
  • Não é recomendado usar facas ou objetos pontiagudos para tentar desentupir as chamas, pois isso pode danificar o acendedor 
  • Cuidado com os produtos utilizados na limpeza do fogão, já que alguns podem manchar ou mesmo riscar mais a superfície do aparelho 

Se você precisa de manutenção para desentupir o seu fogão, conte com a Assistência Técnica BH. Estamos no mercado há 40 anos, atuando na manutenção, limpeza, conserto e reforma de geladeiras, fogões, máquinas de lavar, purificadores de água, etc. Entre em contato conosco aqui e conheça nossas soluções.  

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!

    Reveba as novidades da Assistência Técnica BH

    Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.