Não vendemos peças!

Cozinhar é algo imprescindível em todo lar. Muitas pessoas, inclusive, têm a atividade como hobby! Mas, após as refeições, surge a necessidade de manter a cozinha limpa, incluindo eletrodomésticos como o fogão. Essa tarefa pode ser bem simples, caso você utilize os produtos e técnicas corretos. 

Quer saber mais sobre como limpar o equipamento corretamente? Neste post, tiramos todas suas dúvidas sobre como manter o fogão brilhando todos os dias. Vem com a gente!

Como limpar fogão

Você, com certeza, já ouviu muito sobre receitas milagrosas para limpar os seus eletrodomésticos. Com o fogão, esse processo é mais simples do que parece: materiais como um pano e esponja úmidos já dão conta do recado no dia a dia. Sem mais delongas, confira o passo a passo de como limpar fogão aqui embaixo! 

1) Garanta uma limpeza segura

O que seria preparar o fogão? Bem, tome precauções para não causar estragos na cozinha. Antes de iniciar a limpeza, garanta que todas as bocas esfriaram e desligue o aparelho da tomada. Além disso, feche o registro do gás para garantir que os botões serão limpos de forma adequada. 

2) Retire grades e queimadores 

Chegou a hora de limpar! Primeiro, retire as grades e queimadores – ou bocas – do fogão. Na sequência, utilize uma esponja macia com detergente neutro para retirar a gordura, passando por água corrente. Caso perceba que não foi o suficiente, deixe de molho por meia hora em água morna para uma limpeza mais pesada. Depois, basta deixar secar e devolver ao equipamento.

3) Faça a limpeza da superfície

Enquanto as grades e queimadores estão secando, limpe toda a superfície do fogão. Água morna e sabão neutro é a combinação ideal para tirar todos os resíduos, com uma esponja macia e úmida. Para tirar o sabão, passe um pano úmido e seque com pano seco ou papel toalha. 

4) Limpe a parte externa e a tampa

Também não podemos nos esquecer da limpeza externa, combinado? Uma dica é, novamente, passar uma esponja macia por toda a superfície, utilizando os produtos adequados a cada material (seja inox, vidro temperado, entre outros). Limpe também a tampa para que tudo fique brilhando ao final do processo. 

Dicas para a limpeza do fogão

Para evitar estragos na cozinha, garanta que os materiais e produtos utilizados não danifiquem o fogão. Olha só o que você deve evitar:

Materiais abrasivos ou pontiagudos

Um grande erro de quem deseja limpar o fogão é utilizar materiais abrasivos ou pontiagudos. Facas e outros objetos de metal são dispensáveis, já que podem arranhar a superfície do equipamento. Além disso, evite utilizar esponjas de aço ou outras ferramentas ásperas na limpeza. Principalmente em peças de vidro, isso pode ser bem prejudicial e encurtar a vida útil do fogão. 

Escolha bem os seus panos

Enfim, ao escolher um pano para a limpeza do fogão, garanta que ele seja bem macio. Além disso, opte por tecidos que não deixem resíduos, pois isso pode piorar ainda mais a situação do aparelho. É o caso das flanelas ou panos de microfibra.

Forre o fogão com papel alumínio

Esse é um truque para quem deseja manter o fogão limpo sempre! Experimente forrar a superfície do fogão com papel alumínio, deixando os queimadores expostos, a fim de proteger o aparelho. Dessa forma, os resíduos não entrarão em contato diretamente. Mas não vale deixar lá para sempre, ok? Após alguns dias, realize a troca do papel e mantenha uma rotina de limpeza da mesma forma.

Aliás, também evite manchas de água no fogão: basta garantir a limpeza dos resíduos após a aplicação dos produtos. Caso a água e detergente neutro não sejam suficientes para retirar as crostas do aparelho, aposte em soluções multiuso, como Veja, para a sua limpeza. Assim, será possível remover as impurezas com mais facilidade.

E então, gostou dessas dicas e passo a passo de como limpar fogão? Caso siga nossas recomendações, você poderá manter o seu aparelho brilhando todos os dias. É muito importante manter uma rotina de limpeza no fogão, já que evita a proliferação de bactérias que podem contaminar nossa alimentação.

Por fim, em nosso blog, te contamos mais sobre cuidados essenciais com os seus eletrodomésticos, incluindo o fogão. Confira para manter a sua cozinha sempre limpa, arrumada e moderna. Até a próxima e continue nos acompanhando!

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!

    Reveba as novidades da Assistência Técnica BH