Dias frios e chuvosos, pedem uma rotina facilitada. Afinal, como lavar e secar roupas de maneira eficiente – principalmente com uma família grande? Enfrentar o tempo instável já é difícil, agora imagine perceber que no processo de lavagem, não entra água na sua lava e seca!

Sabemos que a situação é incômoda, mas calma, esse problema é mais comum do que se pensa. É necessário então investigar as causas e encontrar a melhor solução para o funcionamento do seu aparelho. Continue acompanhando o artigo para desvendar o problema!

Primeiramente, é hora de verificar alguns pontos básicos

Como de costume, inicialmente é preciso eliminar algumas questões para então determinar se há um problema interno mais complexo em sua lava e seca:

Abastecimento de água

Certifique-se de que a torneira de água fria esteja aberta totalmente e com pressão adequada.

Verifique se a mangueira de entrada de água está conectada corretamente na máquina e na torneira.

Observe se há dobras ou torções na mangueira que possam estar obstruindo o fluxo de água.

Limpe o filtro da mangueira de entrada de água, localizado na extremidade da mangueira que se conecta à máquina.

Ligação da máquina

Confirme se a Lava e Seca está ligada na tomada e se a tomada está funcionando. Em seguida, verifique se o seletor de programa está na posição correta para iniciar o ciclo de lavagem. Por fim, certifique-se de que a porta da máquina esteja bem fechada, caso contrário, ela não funcionará.

Ainda não entra água na Lava e Seca? Siga estes passos

Depois de observar as primeiras etapas, você percebeu que mesmo assim o problema persiste. Agora, é hora de saber o que está acontecendo na parte interna da máquina.

1. Verifique a pressão da água

Em alguns casos, pode acontecer de ter pouca pressão na água que abastece a máquina, principalmente a que vem da rua. 

  • Abra outra torneira na casa para verificar se a pressão da água está normal.
  • Se a pressão da água estiver baixa, aguarde a normalização do fornecimento ou entre em contato com a companhia de água.

2. Limpe o filtro de entrada de água na máquina

O problema pode estar no filtro de entrada de água da máquina, que por conta de sujidades e impurezas acaba ficando entupido.

  • O filtro de entrada de água, geralmente localizado na parte inferior da máquina, pode estar entupido com impurezas.
  • Para limpar o filtro, siga as instruções do manual do usuário da sua Lava e Seca.

3. Analise a válvula de entrada da água

A válvula de entrada de água é responsável por controlar o fluxo de água para a máquina. Se a válvula estiver com defeito, ela pode impedir a entrada de água.

  • Para testar a válvula, você precisará de um multímetro. Se não tiver conhecimento técnico, chame um técnico especializado.

4. Verifique a mangueira de entrada de água

Mangueiras desgastadas ou com algum entupimento também impedem a entrada de água normal para dentro do aparelho. Certifique-se de que a mangueira está em boas condições de uso.

  • A mangueira de entrada de água pode estar danificada ou entupida;
  • Inspecione a mangueira quanto a rachaduras, dobras ou outros danos;
  • Se a mangueira estiver danificada, substitua-a por uma nova.

5. Chame um técnico especializado

Se você já tentou todas as dicas acima e a água ainda não entrar na Lava e Seca, chame um técnico qualificado para avaliar o problema;

O técnico poderá realizar um diagnóstico preciso e solucionar problemas mais complexos, como defeitos na placa de controle, na bomba d’água ou em outros componentes da máquina.

Lembre-se:

  • Sua segurança é o mais importante! Nunca tente consertar a Lava e Seca por conta própria;
  • Utilize apenas peças originais do fabricante para o reparo da máquina;
  • Mantenha a sua Lava e Seca sempre limpa e faça a manutenção preventiva regularmente para evitar problemas futuros.

Com estas dicas, você estará pronto para usar o seu aparelho, tendo as suas roupas lavadas e secas com praticidade no seu dia a dia.

Precisa de conserto em sua lava e seca LG ou Samsung? A Assistência Técnica BH te ajuda. Conte com a nossa experiência, tempo de mercado e profissionalismo. Solicite um atendimento hoje mesmo!

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!

    Reveba as novidades da Assistência Técnica BH

    Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.