Sabe quando você está pronto (a) para preparar aquela receita deliciosa no forno, mas ao girar o botão, o forno do fogão não acende? Isso gera muita frustração, não é mesmo? 

Mas não desanime! Existem diversos motivos pelos quais o seu forno não acende, e na maioria dos casos, a solução é mais simples do que você imagina. Continue acompanhando o texto para saber o que fazer.

Boa leitura! 

Principais motivos para um forno de fogão não acender

O fogão é o coração de uma cozinha. É ele que comanda as refeições, lanches e a rotina da família. Quando ele não funciona, nada acontece. Então, se o forno teimou em não cumprir a sua função, é hora de investigar o problema.  

1. Segurança

Segurança sempre em primeiro lugar. Observe bem o ambiente à medida em que você analisa o fogão, afinal, se houver algum vazamento de gás ou problemas na rede elétrica. 

  • Se você sentir cheiro de gás, abra as janelas e desligue o fogão imediatamente;
  • Não tente consertar o fogão por conta própria se não tiver conhecimento técnico;
  • Chame um técnico especializado para realizar o reparo.

2. Abastecimento de gás

Primeiro, é preciso descartar que o forno do fogão não acende por conta da falta de gás:

  • Certifique-se de que o botijão de gás esteja aberto e com gás;
  • Verifique se a mangueira de gás está conectada corretamente ao fogão e ao botijão;
  • Observe se há vazamentos de gás na mangueira ou nas conexões.

3. Energia elétrica

Outra questão que também interfere no funcionamento do seu fogão é a falta de energia elétrica. 

  • Confirme se o fogão está ligado na tomada e se a tomada está funcionando;
  • Caso o fogão seja elétrico, verifique se a lâmpada interna do forno está acendendo; Se não acender, pode haver um problema na fiação interna.

4. Acendimento

Se houver algum problema técnico relacionado ao fogão, o manual poderá desvendar o mistério. 

  • Siga as instruções do manual do seu fogão para acender o forno;
  • Utilize o acendedor elétrico ou fósforo, de acordo com o modelo do seu fogão;
  • Pressione o botão de acendimento por alguns segundos e gire a válvula de gás.

Se o seu fogão for novo e ainda estiver na garantia (ou ter uma garantia estendida, por exemplo), esse é um ótimo momento para acioná-la. Contate a empresa e explique o caso. Eles irão acionar os técnicos autorizados para solucionar o problema. 

Outras causas a serem consideradas 

Após tentar descartar os problemas primários de um forno do fogão que não está acendendo, é hora de identificar outras questões: 

Porta desalinhada: se a porta do forno não estiver fechando corretamente, a chama pode apagar por falta de oxigênio. Ajuste as dobradiças da porta ou peça para trocá-las se estiverem danificadas;

Vedação da porta danificada: a vedação da porta garante que o calor fique dentro do forno. Se ela estiver danificada, o calor pode escapar e a chama apagar. Troque a vedação se necessário;

Válvula de segurança: se o forno não acender mesmo com o botijão de gás aberto, a válvula de segurança pode estar com defeito. Nesse caso, será necessário trocar a peça por um técnico qualificado;

Piloto: o piloto é a chama que mantém o forno aceso. Se ele estiver apagado, pode haver um problema com a termo cúpula ou com o sistema de ignição. Um técnico poderá te ajudar a identificar e solucionar o problema;

Termostato: o termostato controla a temperatura do forno. Se ele estiver com defeito, o forno pode não acender ou não aquecer corretamente;

Resistência: em fornos elétricos, a resistência é responsável por gerar o calor. Se ela estiver queimada, o forno não acenderá;

Placa de controle: a placa de controle é o “cérebro” do fogão. Se ela estiver com defeito, diversos problemas podem ocorrer, incluindo a falha no acendimento do forno.

Esses problemas podem ser facilmente identificados e solucionados com a ajuda de um técnico especializado. Ele irá oferecer a melhor solução para o caso. Não deixe de informar todos os detalhes do problema para o profissional. 

Conte com a Assistência Técnica BH! Nossos profissionais especializados possuem a experiência necessária para atender os clientes da melhor forma possível. Clique aqui para solicitar um atendimento!

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!

    Reveba as novidades da Assistência Técnica BH

    Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.