Não vendemos peças!

A cerveja gelada é uma unanimidade entre os brasileiros. Diferentes de outros países, aqui, tradicionalmente, quanto mais gelada melhor. Como essa bebida é uma das mais consumidas no Brasil, é comum encontrarmos perguntas sobre como gelar cerveja rápido em uma geladeira. 

Porém, além disso, também é preciso saber como deixar sua cerveja gelada rapidamente sem estragar seu equipamento. Tanto para preservar sua geladeira, quanto para saborear uma boa cerveja gelada, separamos algumas dicas para te ajudar nesse processo. Confira:

Qual o tempo que uma cerveja deve permanecer na geladeira?

Como falamos, quanto mais gelada uma cerveja, melhor. No entanto, é preciso tomar cuidado também para não passar do ponto e acabar congelando. Por isso, antes de passarmos algumas dicas para gelar mais rápido, vamos falar sobre a média de tempo que esses líquidos devem permanecer na geladeira e no freezer.

Especialistas afirmam que uma cerveja gelada é aquela que está entre 4ºC e 5ºC. Como muitos brasileiros gostam de beber “estupidamente” gelada, essa média pode variar entre 2°C e 5°C.

Olhando para o funcionamento da maioria das geladeiras, podemos dizer que uma lata de cerveja em temperatura ambiente, (comprada no supermercado),leva cerca de 10 horas para alcançar uma temperatura perto de 5°C. 

Ao utilizar um freezer, o normal é que em 1 hora, essa bebida esteja perto de 3°C. Além disso, em um freezer em cerca de 2 horas essa cerveja estará congelada. Então é preciso ficar de olho e, principalmente, entender a diferença entre geladeira e refrigerador

Dicas para gelar a cerveja rápido na geladeira

Agora que você já sabe algumas informações importantes sobre o tempo médio de permanência de uma cerveja na geladeira e sobre a temperatura média, vamos apresentar algumas dicas para contar com uma cerveja gelada mais rápido. 

1. Dê preferência às latas menores

Se você precisa gelar a cerveja rápido, dê preferência às latas menores. As latas são feitas de alumínio, matéria-prima que é mais vulnerável às variações de temperatura, reduzindo assim o tempo necessário para gelar a cerveja. 

Além da matéria-prima, o fato de ser um recipiente menor também influencia no tempo necessário para gelar. Quando há menos líquido, o processo para gelar a cerveja vai ser menor também.

Nesse caso, o cuidado é para a abertura frequente da geladeira. Esse fato é responsável por alterar constantemente a temperatura do ambiente e impactar no tempo necessário para gelar a cerveja. 

2. Cerveja gelada utilizando papel molhado

Uma técnica muito comum para gelar a cerveja é, antes de colocar na geladeira ou congelador, enrolar a lata ou garrafa em um papel toalha molhado. 

No congelador, esse processo permite a criação de uma pequena camada de gelo, o que ajuda a reduzir o tempo necessário para que ela fique gelada. Além disso, o papel também ajuda a conduzir a temperatura gelada em toda superfície do recipiente em que sua cerveja está armazenada. 

3. Conte com uma geladeira em perfeito funcionamento

Uma outra dica essencial para gelar sua cerveja na geladeira é contar com esse eletrodoméstico em perfeito funcionamento. Como vimos, é preciso criar um ambiente gelado para a cerveja, o que não acontece quando há um problema no fechamento da porta ou do motor do equipamento. 

Por isso, certifique-se que sua geladeira esteja com todas as partes funcionando e, sempre que possível, procure um estabelecimento especializado em conserto de geladeira para realizar uma manutenção preventiva. 

Gelar cerveja rápido: melhor caminho

Olhando para essas dicas, é possível dizer que existem alguns caminhos quando o assunto é gelar a cerveja rápido em sua geladeira. No entanto, podemos afirmar que a melhor solução é sempre comprar suas bebidas com antecedência e deixá-las por cerca de 24 horas na geladeira. 

Contando com a geladeira em perfeito funcionamento, depois dessas 24 horas, certamente você contará com cervejas geladas da forma certa. E o melhor de tudo: você evita correria e o risco de congelar a cerveja. 

Por fim, como falamos em riscos, é preciso que você observe o funcionamento da sua geladeira e entenda quando é necessário reparo. Desse jeito, você evita o constrangimento de descobrir que sua geladeira está com defeito apenas quando for gelar sua cerveja.  

Gostou desse post? Compartilhe com seus amigos que sempre têm dificuldades na hora de gelar a cerveja. Quer receber mais dicas, deixe seu e-mail e receba dicas para aproveitar ao máximo os eletrodomésticos da sua casa.

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!

    Reveba as novidades da Assistência Técnica BH