Não vendemos peças!

Em um período em que a informação está a apenas um clique, é quase obrigatório se manter informado sobre o que é mito ou verdade. Isso também se aplica quando falamos de eletrodomésticos. Você com certeza já deve ter ouvido alguma informação incorreta que tomou como verdade. E, claro, estamos aqui para descobrir o que é fato e o que é fake. 

Mitos e verdades sobre eletrodomésticos

Como o brasileiro adora ajudar mesmo que ele não seja especialista no assunto, vez ou outra acaba soltando algumas dicas imprecisas, mas que se tornam “verdade” após serem repetidas diversas vezes. Assim, o boca a boca nos faz acreditar em alguns dados sem nem duvidar, não é mesmo? Mas, vamos ao ponto para desvendar os mitos e verdades sobre eletrodomésticos:

Alimentos quentes na geladeira podem estragar o aparelho? Mito!

Aposto que você, diversas vezes, esperou o seu alimento esfriar pois acredita que pode prejudicar o funcionamento da geladeira ao colocar um prato quente dentro dela. Deixa eu te contar: isso é mito.

O que acontece é que o compressor precisa trabalhar mais para nivelar a temperatura interna do ambiente, o que, em aparelhos mais antigos, pode elevar o consumo de energia e tornar a sua conta mais cara. No entanto, isso não estraga de forma alguma os eletrodomésticos.

Aliás, em aparelhos mais modernos, até mesmo essa questão não é um problema. De acordo com os fabricantes, a tecnologia das novas geladeiras é mais econômica e o esforço que o refrigerador realiza ao receber um alimento quente é mínimo, quase não impactando no consumo de energia. 

Pode colocar roupas para secar atrás da geladeira? Mito!

Apesar de ser algo comum em algumas casas, essa prática deve ser extinta caso você queira conservar seus eletrodomésticos. Nos aparelhos modernos, já não é possível realizar esse truque, isso pois não existem mais as grades existentes nas geladeiras antigas.

Mas você sabe qual a função daquelas grades? Elas servem para retirar o calor interno do aparelho. Então, quando você coloca uma roupa molhada nelas, as grades não conseguem fazer o seu trabalho. Assim, diminui a capacidade de resfriar e por consequência, a vida útil do motor. Além disso, ainda gera um aumento na sua conta de energia.

Não pode abrir a geladeira várias vezes ao dia? Verdade!

Mais uma vez, se você quiser diminuir o seu consumo de energia, é bom não abrir muito a geladeira. Os eletrodomésticos se esforçam bastante para manter o ar frio na parte interna, então, se a porta for aberta várias vezes, o frio sai e o calor entra. Assim, o resfriamento é comprometido. 

Mas a pior parte é que os seus alimentos também são comprometidos. Em temperaturas baixas, é bem mais difícil que fungos e bactérias se reproduzam na sua comida, mas em temperatura ambiente, o processo se acelera. Então, mantenha a porta da geladeira fechada até você decidir o que precisa dentro dela, ok? 

Quanto mais roupa, mais sabão em pó e amaciante na máquina de lavar? Mito!

A embalagem de ambos os produtos informa a quantidade correta para a quantidade de roupas. Exagerar não só não adianta para deixar as roupas mais limpas, como também pode causar problemas na máquina de lavar por acúmulo do produto. 

Caso você sinta que precisa de uma “dose extra” do produto para deixar as roupas mais limpas, intercale com as etapas de lavagem da máquina de lavar, mas não vale colocar tudo de uma vez! Dessa forma, você consegue preservar seus eletrodomésticos.

É perigoso esquentar água no microondas? Verdade!

Não somente a água, mas esquentar qualquer líquido no microondas é um risco. Isso pode causar um fenômeno chamado de “erupção de fervura atrasada”, que consiste em respingos do conteúdo líquido. Em contato com a pele, causa queimaduras. Sendo assim, evite essa prática.

Se mesmo com essa informação você quiser esquentar líquidos no microondas, opte por recipientes largos e fundos, evitando garrafas, por exemplo. Além disso, espere ao menos 30 segundos antes de retirar o líquido de dentro do microondas, para que a temperatura caia levemente. 

Agora que você já sabe os mitos e verdades sobre eletrodomésticos, que tal acompanhar mais dicas para a sua casa no blog da Assistência Técnica BH? Estamos esperando por você!

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!

    Reveba as novidades da Assistência Técnica BH