Hoje vamos falar de um assunto bem sério: segurança na cozinha. Todos sabemos que é importante manter nossa casa segura para que não haja invasões externas, por exemplo; mas você já parou para pensar que a sua segurança dentro de casa também pode estar em jogo?

A cozinha, mesmo nos “apertamentos” de hoje, para muitos é o lugar mais gostoso da casa. É lá que a gente prepara o nosso alimento e cuida da saúde da nossa família. Como é boa a cozinha no domingo, não é mesmo? Mas, em muitos casos, a sua cozinha precisa ser adaptada para garantir que acidentes não aconteçam eventualmente. Isso é muito comum, sobretudo em famílias com muitas pessoas ou crianças pequenas.

Algumas famílias costumam restringir o acesso das crianças menores na cozinha. Mas sabemos que, em muitos casos, isto torna-se bem inviável. Assim, vamos trabalhar com prevenção para que possamos evitar esses acidentes com alguns cuidados bem simples no dia a dia! E, assim, garantir a segurança na cozinha.

Esse, com certeza é um excelente caminho para cuidar da proteção da nossa família. Então, leia o nosso texto e transforme este espaço da sua casa o mais tranquilo possível.

Dicas de segurança na cozinha

Nos armários

Para começar, você precisa pensar em como o cotidiano costuma ser agitado, abrindo espaço para deslizes que podem colocar vidas em risco. Assim, comece por colocar os objetos de vidro e cristal nas partes mais altas.

Além disso, outra dica importante é não deixar facas e outros objetos cortantes, como a lâmina de processadores de alimentos, em gavetas mais baixas ou de fácil acesso. Você pode guardar as facas, por exemplo, dentro de um recipiente, em uma parte mais alta do seu armário.

Deixe nas partes mais baixas potes e vasilhas de plástico. Em algumas casas, os pais deixam uma parte de um armário baixo “liberada” para as crianças pequenas. Então, se você decidir por isso também, este espaço deve ser longe do fogão, para que ela possa se entreter enquanto os pais arrumam as coisas na cozinha.

O fogão

Este é, com certeza, um item que deve ser observado o tempo todo e que não pode ser ignorado.

Uma dica para não colocar a sua saúde em risco, ou mesmo a de suas crianças, é dar preferência para utilizar sempre as bocas de trás do fogão. Quando estiver usando as da frente, vire os cabos das panelas para o interior do fogão. Além disso, se você tem um fogão convencional, verifique se a porta do forno é fácil de abrir e jamais deixe crianças próximas ao fogão em uso.

Pode parecer óbvio, mas isso foge à atenção de muita gente. É essencial desligar a saída de gás sempre que não estiver utilizando o fogão. Assim, evitará o escapamento de gás ou queimaduras, caso a sua criança gire o botão em algum momento de descuido.

Atenção: nunca tente carregar uma bebida quente em uma mão e o bebê na outra! Se precisar manusear alguma vasilha no seu fogão, ou retirá-la, certifique-se que sua criança está longe e em segurança.

Outro conselho é sempre abrir a porta do forno antes de acendê-lo. Desta forma, você não acumula gás na cavidade do aparelho e também pode verificar se a chama está realmente acesa. Ao utilizá-lo, certifique-se de que a criança não entrará na cozinha, a fim de evitar queimaduras.

Mantenha afastados tecidos e plásticos do fogão e também de eletrodomésticos que emitam calor, como as torradeiras e grill. Afinal, com o calor liberado, eles podem derreter ou incendiar.

Cuidados gerais para a segurança na sua cozinha

Agora, vamos falar sobre alguns cuidados gerais para a segurança da sua cozinha. Lembre-se de que eles devem ser seguidos diariamente, uma vez que saúde é uma coisa com que não se pode brincar. Antes de mais nada, o piso da cozinha deve estar sempre limpo e seco. Isto evita muitos acidentes!

É preciso, sobretudo, possuir cuidados com copos, xícaras, bules e garrafas térmicas, em mesas baixas ou na beirada da pia ou bancada. O líquido não precisa estar fervendo para causar uma grave queimadura na pele de uma criança, o que é bastante perigoso. Por isso, coloque sempre as vasilhas o mais distante possível da beirada.

Mantenha também a lata de lixo sempre fechada, de preferência fora da vista da criança.

Em relação a outros eletrodomésticos, leia também as nossas dicas no conteúdo Micro-ondas, alguns cuidados importantes para a sua segurança, evitando acidentes com o seu aparelho.

Uma coisa muito importante, e que deve estar presente desde cedo na sua casa, é a conversa. Adquira o hábito de conversar com as crianças maiores sobre os perigos da cozinha, não deixando de explicar sobre os riscos. Afinal, como todos sabemos, é muito mais fácil prevenir acidentes quando se tem limites.

Além disso, busque criar momentos com as crianças na cozinha. Pode ser uma divertida experiência, ao contrário do que muitos pensam. A culinária promove a integração entre a família e eleva a autoestima da criançada, que se sente útil e valorizada na casa.

Seguindo mínimas regras de segurança na cozinha, sua família estará em segurança. Compartilhe conosco também as suas dicas. Ficaremos felizes em conhecê-las!

Você já pensou em mudar a decoração da sua casa? Veja mais sobre o design retrô para a sua cozinha e aprenda as melhores dicas!

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!
Reveba as novidades da Assistência Técnica BH
Topo