Não vendemos peças!

A cozinha é o lugar favorito de muita gente, especialmente quem ama fazer receitas para a família! Todo esse carinho pelo ambiente mascara os perigos que os eletrodomésticos, como micro-ondas e fogão, oferecem. Assim, você deve redobrar a atenção, já que acidentes acontecem e são imprevisíveis. Ninguém quer se machucar ou ver pessoas amadas feridas, não é mesmo? 

Se você quer saber como evitar acidentes, está no post certo! Hoje, vamos apresentar alguns cuidados com os seus eletrodomésticos na cozinha. Desse modo, você poderá cultivar bons momentos com a família e garantir a segurança de todos os integrantes da casa.

Como evitar acidentes na cozinha?

Eles podem até passar despercebidos, mas acidentes na cozinha são mais comuns do que parece. Afinal, é um local cheio de utensílios afiados e substâncias como o fogo, que podem causar estragos ao sinal do menor descuido. Para prevenir esse tipo de acontecimento, existem cuidados que você pode tomar diariamente. Com muita atenção, será bem mais simples contornar esses perigos e levar uma vida caseira tranquila com sua família. 

Mantenha os fios presos 

O cuidado primário com todos os eletrodomésticos é ficar de olho nos fios. Mantenha-os presos e recolhidos, junto aos equipamentos, e nunca soltos pelo caminho. Desse modo, você evita tropeções ou até mesmo curtos-circuitos que podem causar lesões. Além disso, esse hábito ajuda a manter a cozinha sempre organizada! Então, comece já a usar essa dica! 

Afaste panos e toalhas

Outro ponto de atenção são as toalhas e panos de prato. É um fato que esses instrumentos são fundamentais para a rotina de qualquer cozinha. Porém, busque mantê-los afastados de eletrodomésticos com potencial de queimar, como o fogão, fritadeiras e sanduicheiras. O tecido contribui para alastrar o fogo, o que pode causar um verdadeiro desastre na cozinha, chegando até mesmo a incêndios grandes. E isso, com certeza, é algo que você não deseja.

Mantenha a cozinha limpa

Acidentes também acontecem por falta de organização, sabia? Se você realizar o degelo da geladeira e não secar o chão de forma adequada, por exemplo, o descuido pode causar quedas ou escorregões. Assim, mantenha uma rotina de limpeza nos eletrodomésticos e  preste atenção a coisas simples, como guardar os utensílios após o uso. 

Uso do micro-ondas

O micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais úteis em nossa cozinha. Porém, é necessário ter alguns cuidados para prolongar a vida útil e garantir proteção à sua família. Preste atenção, a princípio, aos materiais que você leva ao micro-ondas: você deve evitar metais, plásticos, papel-alumínio, cerâmicas não vitrificadas e peças de barro devido à composição. 

Tome também cuidado para manusear líquidos e fique distante do aparelho enquanto estiver ligado. Ficar de olho no micro-ondas é fundamental, uma vez que faíscas podem surgir, causando incêndios arriscados no recinto.

Cuidados com o fogão

Busque sempre utilizar as bocas de trás do fogão, principalmente para frituras. Se for usar as da frente, vire o cabo da panela para o lado interno e sempre desligue a saída de gás ao terminar o uso. Ah, e tenha cuidados especiais para manusear o óleo quente! Ele pode causar acidentes feios se você não armazenar o alimento de modo certo na panela. Afinal, o líquido fervente pode espirrar e queimar suas mãos. Para ainda mais segurança, aposte no uso de avental e luvas.

Atenção às quinas

Eletrodomésticos como o fogão e a geladeira possuem quinas, ou cantos, pontiagudas. Desse modo, podem machucar quem estiver passando sem prestar atenção. Procure ficar atento a esse fator sempre que estiver na cozinha e, assim, evitar roxos e arranhões. 

Conclusão

Caso você tenha crianças em casa, vale a pena estudar mecanismos para adaptar a sua cozinha, já que os riscos se tornam acentuados. Mantenha os pequenos longe da cozinha ou busque acompanhá-los em atividades em grupo, para que o ambiente se torne seguro e ao mesmo tempo divertido. Afinal, além dos eletrodomésticos, o ambiente oferece outras ameaças, como facas afiadas ou outros instrumentos perigosos. 

Os seus eletrodomésticos devem funcionar como aliados na praticidade do cotidiano, e não o contrário. Para evitar acidentes em casa e aproveitar a cozinha da melhor forma possível, siga essas dicas! Clique aqui para mais conteúdos valiosos e entenda como prolongar o uso dos seus aparelhos. 

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!

    Reveba as novidades da Assistência Técnica BH

    Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.