Não vendemos peças!

Antes de parar de funcionar, uma geladeira com defeito apresenta sinais de mau funcionamento. Identificá-los de forma prévia pode ajudar a reverter o problema! Mas você já conhece esses primeiros “sintomas” que o equipamento apresenta durante sua vida útil? Neste post, te explicamos tudo sobre o tema! Acompanhe e fique por dentro para resolver o obstáculo logo em seus primeiros estágios.

Sua geladeira pode estar com defeito

Olhando de modo superficial, você pode acreditar que seu eletrodoméstico está funcionando perfeitamente. Mas, no dia a dia, ele pode estar apresentando sinais sutis de que vai se tornar inutilizável. E ninguém quer ficar sem geladeira por muito tempo, né? Esse equipamento é um dos mais importantes – e caros – da cozinha. Desse modo, faz muita falta para manter os alimentos frescos.

Se você suspeita que tem uma geladeira com defeito, confira os sinais abaixo! Temos certeza de que, se você identificá-los a tempo, será muito mais fácil consertá-los e prolongar a vida útil do refrigerador.

1) Não resfria da forma correta

Seu refrigerador não é mais capaz de reter o ar frio ou manter a comida resfriada? Então, pode ser que você tenha uma geladeira com defeito. Essa é a principal função do equipamento, sendo assim, não é normal que aconteça com frequência. Caso os alimentos estejam amolecidos e estragando antes do comum, é preciso investigar as causas do problema. Aumentar a potência do termostato (botão que regula a temperatura) ajudará temporariamente, mas a longo prazo o problema pode persistir.

2) Esfriando além do comum

Do lado contrário, esfriar além do comum é outro sinal da geladeira com pequenos defeitos. Se o refrigerador apresenta temperaturas muito baixas, é possível que o termostato do equipamento esteja falhando. Ou, ainda, a geladeira está atuando em ciclos muito rápidos. Diminuir as configurações de temperatura pode ajudar em um primeiro momento. No entanto, deixar o aparelho dessa forma pode desgastar o motor e prejudicar o funcionamento de vez.  

3) Freezer formando gelo

Se o refrigerador está esfriando muito, é capaz que o freezer também seja afetado. Caso o compartimento comece a formar gelo e a resfriar desenfreadamente, pode começar a formar camadas de gelo. Se elas forem espessas, comprometerão o espaço disponível no congelador e você precisará fazer o degelo com mais frequência. Isso não acontece na geladeira frost free, mas fique de olho se a temperatura do freezer fugir do padrão. 

4) Vazamentos constantes

Outro sinal de uma geladeira com defeito é quando o aparelho começa a vazar. É preciso, a princípio, considerar se o degelo está sendo feito corretamente. Isso porque muitas vezes a fonte dos vazamentos vem desse processo. Mas, de forma geral, não é comum que a geladeira solte água no chão e ao redor do aparelho. Então, fique de olho nesse sintoma, combinado? 

5) Contas de luz aumentaram

Esse provavelmente, é o sinal que você mais percebe ao final do mês, não é mesmo? Sempre que as contas aumentam, ficamos nos indagando sobre nossos hábitos naquele mês. Mas a verdade é que, muitas vezes, o culpado é seu eletrodoméstico que está em vias finais. 

Quando a geladeira está funcionando mal, é provável que ela trabalhe mais para manter a temperatura estável. Se isso acontecer com frequência, ela consumirá mais energia e o resultado será o aumento nas contas. Que tal, então, começar a notar se esse é um problema na sua casa?

6) A geladeira é muito antiga

Como todo eletrodoméstico, é natural que sua geladeira tenha um ciclo de vida. Caso ela já seja antiga ou usada (link), seu motor poderá apresentar falhas com mais frequência. Desse modo, os selamentos também vão parar de funcionar mais rápido, fazendo com que você tenha que buscar outro equipamento. Afinal, uma hora a geladeira com defeito prejudicará a conservação dos alimentos.

Está enfrentando algum desses problemas? Então, chegou a hora de acionar o conserto de geladeira com uma assistência técnica especializada. Não tente reparar o equipamento por conta própria, pois isso pode prejudicá-lo ainda mais, ok? O preferível é contar com profissionais experientes que ofereçam o tratamento adequado à sua geladeira com defeito. 

A Assistência Técnica BH está sempre de olho nas dúvidas do consumidor. Clique aqui para acessar mais artigos e saiba como cuidar da sua geladeira! 

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!

    Reveba as novidades da Assistência Técnica BH