Não vendemos peças!

A geladeira é um item de grande importância em uma casa, porém por ser um produto não muito barato, é necessário escolher bem para que ela dure por muitos anos.  E para que isso aconteça, é importante realizar a manutenção preventiva da geladeira. Imagine ficar sem o eletrodoméstico nos dias mais quentes do ano? Saiba como funciona essa prevenção a seguir.

8 motivos para investir na manutenção preventiva da geladeira

Como o nome mesmo diz, trata-se de cuidar da geladeira de maneira a prevenir possíveis problemas no futuro. E isso se aplica aos aparelhos novos ou usados. Vamos entender como funciona essa manutenção preventiva de geladeira em oito pontos:

Importância da limpeza completa da geladeira

Trata-se basicamente de limpar as superfícies da geladeira, bem como da parte interna a fim de evitar que gorduras e outras partículas se  acumulem. 

Sabemos que na correria é difícil parar para fazer a limpeza de forma completa, mas com um pouco de planejamento e organização é possível mantê-la.

Ajuste a temperatura do eletrodoméstico

A geladeira precisa estar ajustada na temperatura ideal para não congelar os alimentos na parte do refrigerador, o que a faz puxar mais energia. O contrário também acontece: a geladeira com defeito não consegue refrigerar os alimentos devido ao superaquecimento e outros problemas internos.

Descongelar a geladeira

Se é uma geladeira Frost Free, o sistema impede o congelamento na parte do freezer, ou seja, você não precisa descongelar o aparelho, então é necessário programar o seu descongelamento periódico de forma manual. 

Geladeira muito cheia

O ar precisa circular livremente na parte interna do refrigerador para manter a temperatura e conservar os alimentos. Se ela está muito cheia o processo de refrigeração é dificultado, gerando uma sobrecarga e precisa de mais energia para que ela funcione normalmente.

Posição da geladeira em casa 

Dependendo do lugar onde ela está posicionada em casa, o aparelho fica longe do fluxo de ar, gerando um aquecimento externo da geladeira. Com isso ela terá que trabalhar mais para manter a temperatura interna ideal. 

Se a cozinha é muito pequena, imagine o quanto ela vai se aquecer se ficar em um lugar longe da janela nos dias mais quentes do ano?

Verificar se há algo de errado com o seu funcionamento

É possível analisar se há algo de errado com a sua geladeira no que diz respeito ao vazamento de ar, de água ou mesmo se a borracha da porta está gasta. Se esses problemas não forem consertados, acabam gerando a paralisação do aparelho.

Se isso está acontecendo com o seu refrigerador, não hesite em solicitar uma assistência técnica para analisar o caso e assim resolvê-lo rapidamente. 

Manutenção e limpeza das lâminas do ventilador

Essa parte é feita também por profissionais qualificados, já que eles terão que limpar as lâminas do ventilador na parte de trás da geladeira, retirando as sujidades e partículas que possam estar obstruindo o funcionamento da refrigeração. Se a lâmina está muito suja, ela simplesmente para de funcionar. 

Cuidados diários para a manutenção da geladeira

A boa conservação no uso diário da sua geladeira fará com que ela dure muitos anos. Afinal, investir em um aparelho novo não sai barato. No dia a dia, é preciso manter os cuidados:

  • É melhor evitar muitas aberturas de porta da geladeira. Além de gastar energia, impede que o ar se mantenha frio na parte interna. 
  • Mantenha a porta fechada completamente
  • Não é recomendado deixar as roupas secando na parte de trás da geladeira
  • É necessário esperar os alimentos esfriarem nas panelas para depois armazená-los na geladeira 
  • Verifique se ela está bem equilibrada ao chão, se não está pendendo apenas para um lado

Ao analisar os pontos da manutenção preventiva da sua geladeira que citamos aqui, fica mais fácil conservar e evitar que o aparelho estrague. Mas, se esse é o seu caso, nós vamos ajudar você.

A Assistência Técnica BH trabalha com o conserto de geladeiras, fogões, máquinas de lavar e muito mais. Sabemos da importância desses aparelhos em sua casa, por isso o nosso empenho em resolver rapidamente o problema. Entre em contato por aqui e agende uma avaliação hoje mesmo!

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!

    Reveba as novidades da Assistência Técnica BH

    Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.