Não vendemos peças!

A máquina lava e seca se transformou em uma das principais aliadas das pessoas que buscam praticidade e conforto na hora de lavar e secar suas roupas. Além disso, também é uma solução para quem não possui espaço para o processo de secagem. 

No entanto, mesmo com a popularização desse eletrodoméstico, na hora de escolher uma lava e seca, é comum aparecer algumas dúvidas, sobretudo devido a alguns mitos que circulam sobre esse produto. 

Para acabar com essas dúvidas, selecionamos as 7 principais dúvidas sobre lava e seca e respondemos de uma forma simples e clara. Assim, você poderá escolher o seu eletrodoméstico com mais segurança e sem deixar questões pelo caminho.  

O que pode lavar na lava e seca?

Essa é a principal dúvida que muitos consumidores fazem na hora de pesquisar sobre esse eletrodoméstico. Mas, afinal, qual tipo de roupa pode ser colocado na lava e seca?

É claro que depende do modelo. Porém, de uma forma geral, você pode lavar vários tipos de roupas na sua lava e seca, passando por roupas do dia a dia, como roupas mais sujas ou até mesmo edredons, se couber na sua máquina. No entanto, alguns itens que não são recomendados para esses eletrodomésticos são:

  • Travesseiro de espuma; 
  • Trajes de banho feitos de lycra como biquínis, sungas e maiôs;
  • Meia-calça;

Lava e seca estraga e amassa as roupas?

Essa pergunta pode aparecer em diversos formatos, mas, sempre é sobre o estado das roupas depois de passar pelo processo de lavar e secar nessa máquina. Diferentemente do mito que existe, a lava e seca não estraga as roupas. 

Além disso, dependendo do tecido da roupa, ela já sai sem nenhuma marca de amassado. O principal responsável por isso é o calor da secagem, que ajuda a reduzir essas marcas e a preservar as peças. 

Posso usar lava e seca como máquina de lavar?

Sim, é totalmente possível utilizar apenas a funcionalidade de lavagem da sua máquina e tirar as roupas para elas secarem em um varal ou outro método que você utilize. Da mesma forma, é possível utilizar apenas a funcionalidade de secagem. Basta selecionar o ciclo que deseja. 

Lava e seca gasta mais água do que uma máquina de lavar?

O pensamento que a lava e seca gasta mais água do que uma máquina de lavar é um mito. Inclusive, você pode encontrar modelos que gastam menos água, devido, principalmente a tecnologia que permite que suas roupas sejam lavadas em um tambor na horizontal. 

Lava e seca gasta mais energia do que uma máquina de lavar?

Outro mito. Os primeiros modelos de lava e seca que chegaram aqui no Brasil, eram realmente menos econômicos, porém, hoje em dia o consumo de ambos equipamentos é bem semelhante. Porém, esse gasto varia de modelo para modelo. 

Além disso, se a sua lava e seca está gastando mais água e energia do que o normal, é um bom sinal que há algum problema. O que significa que você deve procurar uma empresa especializada em conserto de lava e seca Samsung, LG ou outras marcas.

Vale a pena comprar uma máquina lava e seca?

Para responder essa pergunta, é necessário analisar o seu objetivo e condições. De uma forma geral, se você deseja praticidade, não possui espaço e tempo e procura algo moderno, certamente vale a pena contar com uma lava e seca em casa.  

Quando levar a lava e seca para assistência técnica?

Por fim, vamos à pergunta que, além de essencial, é responsável por permitir que você prolongue a vida útil da sua lava e seca. Quando procurar uma assistência para sua lava e seca?

Por se tratar de um eletrodoméstico considerado importante, você não pode esperar um problema para procurar uma empresa especializada em conserto de lava e seca. É necessário realizar manutenções preventivas, tanto para prolongar a vida útil do equipamento, quanto para garantir que ele não pare de uma hora para outra e gere dores de cabeça. 

Por isso, além dos cuidados com limpeza e outras dicas que apresentamos no link acima, é importante que você procure uma assistência técnica a partir dos 5 anos anos de uso, pelo menos a cada 2 anos, ou quando você observar algum sinal estranho no funcionamento.

Para saber mais dicas para manter sua lava e seca sempre funcionando corretamente, inscreva-se no nosso blog e receba conteúdos para contar com seus eletrodomésticos sempre em perfeito estado.

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!

    Reveba as novidades da Assistência Técnica BH