Não vendemos peças!

Utilizar energia elétrica é uma facilidade que possuímos hoje em dia, devido ao desenvolvimento da tecnologia ao longo dos séculos. A conta de energia elétrica, porém, pode ser uma grande vilã no nosso orçamento se não houver um controle mensal desse mesmo uso. Assim, é preciso rever algumas coisas, tais como o uso dos eletrodomésticos. Economizar energia com a geladeira, por exemplo, pode abaixar a sua conta ao fim de cada mês.

É por isso que estamos aqui! Vamos te orientar sobre como economizar energia com o refrigerador da sua casa e, logo, uma parte do seu dinheiro. Acompanhe nossas informações e dicas abaixo, para te auxiliar nessa tarefa, que pode ser bem simples.

Consumo de energia da geladeira

Segundo o Censo 2016 (IBGE) as geladeiras estão presentes em 98,1% das residências do Brasil, sendo um eletrodoméstico facilitador para o cotidiano das famílias. Imagine não conseguir congelar os seus alimentos, ou até mesmo conservá-los em um local refrigerado. Seria muito mais difícil consumir grande parte da comida a qual estamos acostumados.

Justamente por ser tão essencial e facilitar tanto o dia a dia, é preciso saber utilizar a geladeira ao nosso favor. Muitas vezes, porém, o desperdício de energia faz com que a conta aumente de forma gritante ao fim do mês. O que ninguém quer, certo? Afinal, já se sabe que a geladeira é um dos grandes consumidores de energia dentro de casa, o que se agrava se for utilizada com imprudência.

Como funciona a geladeira

Para dificultar a multiplicação das bactérias nos alimentos, as geladeiras com funcionamento normal têm uma temperatura que varia entre 2ºC e 5ºC. Na temperatura ambiente, em torno de 30ºC, as bactérias se multiplicam rapidamente, tornando os alimentos impróprios para o consumo muito mais rápido.

Toda vez que a porta da geladeira for aberta o ar quente irá invadir o seu interior e para retornar à temperatura ideal, abaixo dos 5ºC e dificultar a multiplicação das bactérias (responsável pelo mau cheiro e perda dos alimentos), o compressor entrará em ação para resfriar o ar interno. Para que isso ocorra, muita energia será utilizada!

Como economizar energia elétrica na geladeira?

Aqui estão algumas dicas para a sua geladeira consumir o mínimo de energia possível:

  1. Não fique abrindo e fechando a geladeira.
  2. Instale o seu refrigerador no local mais ventilado da sua cozinha, evitando colocar perto do fogão ou áreas em que bate muito sol. Desta forma, ele precisará de menos energia para resfriar.
  3. Jamais guarde alimentos ou líquidos quentes!
  4. Fique atento! Você pode adaptar a temperatura do seu aparelho à estação do ano. No inverno, o termostato não precisa estar tão baixo quanto no verão para manter os alimentos resfriados.
  5. Nunca use as serpentinas que ficam atrás da geladeira para secar roupas ou calçados.
  6. Não forre as prateleiras com plásticos, pois isso dificulta a circulação do ar frio dentro do seu eletrodoméstico.
  7. Verifique se a borracha da porta não está velha, pois isso consome mais energia. Caso você necessite trocá-la, nós da Assistência Técnica BH podemos te ajudar no conserto de sua geladeira.
  8. Não deixe gelo acumulado no freezer. Periodicamente faça a limpeza para que o gelo acumulado não impeça a passagem do ar. Alguns modelos não precisam de descongelamento (frost free), mas todos os aparelhos necessitam de limpeza. Você deve seguir as orientações do fabricante.
  9. Antes de abrir a geladeira liste mentalmente o que irá precisar e retire tudo de uma vez. Não fique com a porta aberta por muito tempo. Lembre-se que ao fechar a porta a temperatura deverá ser reduzida novamente, consumindo energia.

Enfim, agora que você já conheceu algumas das dicas mais importantes para economizar energia com a geladeira, é hora de colocá-las em prática!

Aqui na Assistência Técnica BH nós temos diversos serviços para facilitar ainda mais a sua vida. Seja conserto de eletrodomésticos ou assistência técnica, procuramos oferecer as melhores soluções para o seu conforto. Assim, entre em contato conosco para mais condições!

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!
Reveba as novidades da Assistência Técnica BH
Topo