Plantão 24h pelo Whatsapp (31) 9.9523-4470

Dicas de como economizar energia com a sua geladeira

Dicas de como economizar energia com a sua geladeira

A conta de energia elétrica pode ser uma grande vilã no nosso orçamento e para que isso não aconteça pequenos hábitos na utilização dos seus eletrodomésticos podem ajudar bastante.

Como economizar energia com a geladeira?

Segundo o Censo 2010 (IBGE) as geladeiras estão presentes em 93,7% das residências do Brasil e sendo um eletrodoméstico tão necessário para as famílias é preciso saber utilizá-la. Outro dado legal é que estima-se que as geladeiras consomem 30% da energia elétrica gasta em uma residência.

Assim, se você faz parte da turma que abre a geladeira para pensar, entenda como isso pode estar prejudicando o seu bolso!

Para dificultar a multiplicação das bactérias nos alimentos, as geladeiras com funcionamento normal têm uma temperatura que varia entre 2ºC e 5ºC. Na temperatura ambiente, em torno de 30ºC, as bactérias se multiplicam rapidamente, tornando os alimentos impróprios para o consumo muito mais rápido.

Toda vez que a porta da geladeira for aberta o ar quente irá invadir o seu interior e para retornar à temperatura ideal, abaixo dos 5ºC e dificultar a multiplicação das bactérias (responsável pelo mal cheiro e perda dos alimentos), o compressor entrará em ação para resfriar o ar interno. Para que isso ocorra, muita energia será utilizada!

Dicas para te ajudar

Aqui estão algumas dicas para a sua geladeira consumir o mínimo de energia possível:

 

  1. Instale o seu refrigerador no local mais ventilado da sua cozinha evitando colocar perto do fogão ou áreas em que batem muito sol. Desta forma ele precisará de menos energia para resfriar.
  2. Jamais guarde alimentos ou líquidos quentes!
  3. Fique atento! Você pode adaptar a temperatura do seu aparelho à estação do ano. No inverno, o termostato não precisa estar tão baixo quanto no verão para manter os alimentos resfriados.
  4. Nunca use as serpentinas que ficam atrás da geladeira para secar e roupas ou calçados.
  5. Não forre as prateleiras com plásticos pois isso dificulta a circulação do ar frio dentro do seu eletrodoméstico.
  6. Verifique se a borracha da porta não está velha pois isso consome mais energia. Caso você necessite trocá-la, nós da Assistência Técnica BH podemos te ajudar no conserto de sua geladeira.
  7. Não deixe gelo acumulado no freezer. Periodicamente faça a limpeza para que o gelo acumulado não impeça a passagem do ar. Alguns modelos não precisam de descongelamento, mas todos os aparelhos necessitam de limpeza. Você deve seguir as orientações do fabricante.
  8. Antes de abrir a geladeira liste mentalmente o que irá precisar e retire tudo de uma vez. Não fique com a porta aberta por muito tempo. Lembre-se que ao fechar a porta a temperatura deverá ser reduzida novamente e isto consome energia.

Estas foram só algumas dicas da Assistência Técnica BH. Mude seus hábitos e economize energia!