Descoberto por acaso, quando Percy Spencer observou que uma barra de chocolate que estava no seu bolso havia derretido quando estava trabalhando num aparelho de radar ativo, o forno de micro-ondas evoluiu ao longo dos anos e ganhou espaço reservado em todas as cozinhas.

Além da rapidez para esquentar, descongelar e até cozinhar pratos inteiros, com a vantagem de ocupar pouco espaço, ele tornou-se sinônimo de praticidade.

Mas, você conhece bem o seu micro-ondas? Sabe o que pode ou não pode usar nele?

Hoje a Assistência Técnica BH vai te dar algumas dicas de como utilizar o seu micro-ondas para a sua segurança:

O que não deve ser usado no micro-ondas

  1. Metais, ou mesmo qualquer material com detalhes de metal devem ser evitados. O risco é a produção de faíscas e danos ao aparelho. Por isso, fique atento aos recipientes!
  2. Evite também utilizar o papel alumínio pelo mesmo motivo que se devem evitar os metais em geral.
  3. Alguns tipos de plástico também não podem ir ao micro-ondas. Neste caso, a melamina e o poliestireno são materiais que podem se deformar, quebrar ou derreter se forem aquecidos no microondas. Quando for comprar vasilhas de plástico para guardar alimentos a serem congelados, observe as instruções do produto. Dê preferência aos que podem ser utilizados no microondas, assim você não corre o risco de errar no dia a dia!
  4. Nada de usar cerâmicas não vitrificadas ou peças de barro. Devido à porosidade do material, essas peças absorvem muita umidade e aquecem além da conta.

Então, o que pode ser usado no meu micro-ondas?

Você pode usar vasilhas de vidro em geral, cerâmicas vitrificadas, papel e os plásticos destinados a este fim. No caso dos vidros, cuidado apenas no manuseio, pois eles costumam atingir altas temperaturas.

Seguindo as nossas dicas, além de evitar efeitos indesejados, você estará zelando pela sua segurança. Mas isso não é tudo! Para garantir uma segurança também no manuseio pessoal do seu aparelho, é preciso prestar atenção a como você o utiliza. Confira abaixo.

Dicas de como manter a sua segurança no uso do micro-ondas

Mantenha distância

Lembre-se de sempre manter uma distância adequada ao abrir o micro-ondas. Afinal, o ar quente pode gerar queimaduras, ou até mesmo o recipiente pode estar quente demais e machucas as suas mãos.

Cuidado com líquidos

Pelo mesmo motivo do item anterior, deve-se evitar ao máximo tocar nos recipientes no mesmo momento em que o micro-ondas apita. Aguarde um pouco para manuseá-los e também conte com o auxílio de luvas protetoras para fornecer mais uma garantia de que você não vai se queimar. Cuidado também para não derrubar o líquido em si mesmo, pois isso pode ser doloroso e até causar queimaduras mais graves.

Cuidado com a potência do micro-ondas

Outra coisa a que você precisa se atentar é a potência do seu micro-ondas. Diferentes marcas possuem diferentes potências, sendo necessário que você tenha esse conhecimento prévio antes de começar a colocar os seus alimentos lá dentro. Imagine que você deseja fazer uma pipoca de micro-ondas, por exemplo, mas a potência é tão alta que sempre acaba queimando. Nada agradável, não é mesmo? Então, adapte-se às condições do seu micro-ondas para também não haja danos no seu próprio aparelho.

Então, o que pode ser usado no meu microondas?

Você pode usar vasilhas de vidro em geral, cerâmicas vitrificadas, papel e os plásticos destinados a este fim. No caso dos vidros, cuidado apenas no manuseio, pois eles costumam atingir altas temperaturas.

Seguindo as nossas dicas, além de evitar efeitos indesejados, você estará zelando pela sua segurança.

Para saber mais também sobre como limpar o seu micro-ondas com a maior praticidade possível, confira nosso outro conteúdo sobre o assunto.

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!
Reveba as novidades da Assistência Técnica BH
Topo