A máquina de lavar roupas sem dúvidas é uma grande aliada no dia a dia, não é verdade? Mas a crise do sistema hídrico nos fez refletir sobre como estamos utilizando a água. Só para se ter uma ideia, segundo a Sabesp, uma lavadora de roupas de 5 quilos gasta 135 litros de água! Muito, né?

Assim, a Assistência Técnica BH trouxe algumas dicas para você economizar água, sem deixar de usufruir do conforto da sua máquina de lavar.

Escolha correta da sua máquina de lavar roupas

A economia correta da sua máquina de lavar roupas começa na escolha do modelo!

Os modelos variam de 3 a 17 quilos, e o consumo pode chegar em até 200 litros de água por ciclo! Anteriormente, já sugerimos no post Máquina de lavar roupas: encontre a melhor opção para você! para que antes de comprar, considere a quantidade de moradores na sua casa e a frequência de uso do equipamento. Não vale comprar sem pensar nestes detalhes, pois isto irá influenciar bastante no consumo de água da sua lavadora.

O ideal é sempre usar a sua lavadora cheia. Assim, ela irá trabalhar com o máximo de eficiência em limpeza, energia e economia de água. Se a sua máquina de lavar tiver capacidade acima da necessidade da sua família, por exemplo, terá que acumular muita roupa suja para poder fazer a lavagem, ou irá desperdiçar muita água.

Lavando as roupas

Após escolher o seu modelo e comprá-lo, leia o manual e conheça o seu eletrodoméstico! Desta forma, evitará o mau uso e desperdícios.

Na lavagem, o ideal é lavar as roupas semelhantes em conjunto, pois na maioria das vezes, tecidos que são parecidos requerem o uso do mesmo tipo de sabão, temperatura e programa. Assim a lavagem de roupas tem menos necessidade de ajustes. Outro ponto crucial são as cores. Não dá para lavar uma peça branca com uma preta, né? Falamos sobre isso em nosso outro conteúdo, sobre como limpar a sua máquina de lavar.

Então, o que fazer para economizar água com tantas roupas diferentes?

Acredite, já tem gente criando tons para a semana. Em uma semana veste roupas mais escuras, na outra mais brancas. Assim, usa-se a máquina de lavar roupas com a capacidade máxima sem ter que ficar acumulando muita roupa suja.

Se não conseguir seguir esta dica, o jeito é acumular as roupas mesmo. Você pode criar dias para lavar roupas por tom. Em um dia lava-se as roupas mais claras, no outro as coloridas e depois as escuras.

Outro problema para o desperdício é o excesso de sabão. Não pense que adicionar mais detergente vai fazer suas roupas ficarem mais limpas. Não vai e pode até desbotá-las. Se você perceber que suas roupas estão duras, com cheiro forte de sabão ou com manchas de pó sobre elas, então você está usando produto demais. Siga a quantidade recomendada na embalagem do seu detergente preferido e também do seu amaciante. Desta forma você irá economizar no enxágue.

O que fazer após a lavagem

Já sabemos que a água que sai da máquina pode e deve ser reutilizada. Várias pessoas têm criado formas de coletá-la para ser reaproveitada no banheiro e limpeza.

Economize água com a sua lavadora Uma dica simples é coletar em bacias e baldes mesmo, mas vale a pena investir em algo mais definitivo e menos trabalhoso. Barris com tampas e com o sistema de saída da água já instalado não saem muito caro. Desta forma a água será despejada sem você ter que ficar acompanhado o ciclo de perto. Pense bem! Economizar água, além de necessário, vai surtir efeito também no seu bolso.

Essas foram algumas dicas da Assistência Técnica BH. Se você tiver alguma comente conosco. Temos que estar todos juntos, pois já é questão de sobrevivência.

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!
Reveba as novidades da Assistência Técnica BH
Topo