Não vendemos peças!

A máquina lava e seca é, sem dúvidas, um dos principais desejos de quem não conta com muito tempo ou espaço para lavar e secar suas roupas. Sobretudo, quando olhamos para a rotina de quem possui um dia a dia marcado por vários compromissos, um equipamento que otimiza esse processo é de muita ajuda. 

Se você possui uma lava e seca, ou está pensando em comprar uma, saiba que além de escolher o melhor equipamento, e aqui já apresentamos 5 dicas para escolher uma lava e seca, é preciso também tomar alguns cuidados para aumentar a vida útil desse equipamento e permitir que você conte com roupas limpas e bem cuidadas por muito tempo. 

Por isso, continue lendo esse artigo e entenda como prolongar a vida útil da sua lava e seca. 

Qual o tempo de vida útil de uma máquina lava e seca?

Antes de apresentarmos as dicas para você prolongar a vida útil da máquina lava e seca, vamos falar um pouco sobre o período médio de duração desse equipamento. 

Sabemos que eletrodomésticos desse porte são investimentos para sua casa. Assim, espera-se que durem muitos anos e que não gerem dores de cabeça. 

Uma máquina lava e seca atende perfeitamente esses requisitos. Geralmente, esses equipamentos contam com garantia de 10 anos, isso quer dizer que são fabricados para não apresentarem problemas antes desse período. 

De acordo com estudos e dados fornecidos pelos principais fabricantes, a média de duração de uma máquina lava e seca, levando em conta cuidados necessários para o equipamento, é de 13 anos. 

Cuidados para aumentar a vida útil da sua lava e seca

Como falamos, o prolongamento da vida útil da sua máquina lava e seca está diretamente relacionado com os cuidados que você dispensa a este equipamento, seja na limpeza periódica ou assistência técnica preventiva, essas ações garantem o bom funcionamento por um período de tempo maior. 

A seguir, separamos 4 cuidados simples e práticos para você adotar e começar a cuidar melhor da sua máquina lava e seca. Confira:

1. Limpeza da máquina lava e seca

Esse cuidado é o mais básico de todos, afinal, as instruções estão presentes no manual e geralmente é um processo que não demanda muito tempo. Realizar a limpeza correta da sua máquina lava e seca é fundamental para garantir o bom funcionamento de todas as peças, evitando que partes importantes sejam comprometidas por ações corrosivas, por exemplo. 

Novamente, leve em consideração a orientação presente no manual de instruções, cada marca possui uma rotina diferente. Alguns componentes que merecem atenção durante a limpeza:

  • Filtro de detritos;
  • Duto;
  • Gaveta do dispenser;
  • Tambor.

2. Respeite o limite de carga da sua máquina lava e seca 

Um dos principais responsáveis por problemas no funcionamento desses equipamentos é a sobrecarga. Obedecer o limite e níveis de lavagem é algo bem simples, mas que impacta diretamente a sua máquina de lava e seca. 

Quando há excesso de roupas, acima do limite, a consequência natural é a sobrecarga em partes importantes do equipamento, como o motor. Isso reduz o desempenho do equipamento e, naturalmente, aumenta a probabilidade de problemas de funcionamento.

3. Nivele corretamente sua máquina lava e seca

Além do excesso de carga, outro problema recorrente de pessoas que procuram por conserto de lava e seca é a quebra do tambor e deslocamento do motor. 

Esses dois problemas, normalmente, são evitados quando há um nivelamento correto dos pés da sua máquina lava e seca. Assim, ao girar e realizar seu processo, ela permanece em seu lugar, evitando atrito entre peças e deslocamento inadequado. 

4. Faça manutenções preventivas em sua máquina lava e seca

O erro de muitas pessoas é procurar uma assistência técnica somente no momento em que um equipamento apresenta algum problema de funcionamento. Da mesma forma como acontece com outras máquinas, como carros, é necessário uma revisão constante para garantir que tudo está funcionando da forma como deve funcionar. 

Além disso, vale ressaltar também a necessidade de realizar essas manutenções em locais com capacidade técnica e profissional para realizar um bom serviço, garantindo o bom funcionamento do equipamento e prolongado sua vida útil. 

Além dessas dicas, em nosso blog, você encontra mais informações sobre equipamentos em geral. Um bom exemplo é esse conteúdo com orientações para quando você precisar de conserto para sua lava e seca LG em BH ou conserto para sua lava e seca Samsung em BH. Acesse e veja como contar com seu equipamento sempre em funcionamento.

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!

    Reveba as novidades da Assistência Técnica BH