Não vendemos peças!

Quem nunca recorreu ao Google para descobrir como congelar alimentos corretamente? É muito comum que as geladeiras frost free ofereçam múltiplas maneiras de manter as comidas e bebidas conservadas. Mas existem truques que podem te ajudar a armazenar os alimentos por mais tempo em qualquer freezer

Nesse processo, você deverá investir em recipientes adequados e se atentar aos métodos de descongelamento. Para não prejudicar o funcionamento do refrigerador, algumas táticas também são bem-vindas. E então, vamos lá?

Temperatura ideal do freezer

É fundamental manter o freezer com temperaturas abaixo de zero, uma vez que o local armazena alimentos perecíveis. Muitas vezes, a própria geladeira exibe a marcação da temperatura, basta ajustá-la de acordo com o clima e os alimentos.

A regulagem mínima tem que ser usada no inverno, em dias mais frios ou quando o congelador está com poucos alimentos. Já a regulagem máxima tem que ser acionada quando o freezer está muito cheio e nos dias de verão, em que as chances de ficar abrindo a porta é maior.

Não exagere no tempero

Outra dica valiosa para congelar alimentos é prestar atenção especial desde o preparo da comida. Isso porque o ato de congelar pode acentuar o tempero, principalmente o sal, o alho e a cebola. Como resultado, os alimentos podem sofrer modificações e perder alguns aspectos originais.

Evite congelar alguns alimentos

Nem todo alimento mantém a suculência e propriedades nutricionais depois de ser congelado. Assim, alguns desses alimentos tem que ser consumidos frescos ou simplesmente armazenados na geladeira. É o caso de legumes e carnes fritas, por exemplo. Frutas com muita água, como o melão e a melancia, ficam moles demais ao serem descongeladas. Já receitas que estragam facilmente, como a maionese, devem passar longe do freezer. Uma dica é sempre conferir o cheiro ao tirar do equipamento.

Escolha a embalagem correta

Segundo nutricionistas, o ideal é levar os alimentos ao congelador em embalagens com selagem a vácuo. No entanto, sabemos que o dia a dia corrido pode dificultar a execução dessa pequena “regra”. 

Vasilhames de vidro são uma alternativa mais acessível, mas é importante considerar também a porção das comidas. Congele conforme o tamanho adequado à quantidade de alimento, para evitar o excesso de ar no interior. Afinal, isso gera maior propensão ao acúmulo de líquidos.

Atenção à capacidade máxima do freezer

Quando ficam amontoados dentro do freezer, os alimentos recebem menos ar frio e demoram mais para congelar. Por isso, usar no máximo ¾ da capacidade máxima do congelador é o mais recomendado. Assim, ao permitir que o ar circule melhor e cumprindo o propósito do equipamento, a validade da comida se mantém.

Divida os alimentos em porções

Separar a comida em porções é uma ótima opção para congelar alimentos. Essa tática vai acelerar o tempo de congelamento e, na hora de consumir, você poderá descongelar apenas o que for usar. Além de otimizar seu cotidiano, esse esquema de guardar pequenas “marmitas” reduz o desperdício de comida, já que você vai consumir prontamente! Bacana, né?

Descongele o alimento na geladeira

Um erro muito comum é deixar o alimento descongelando fora da geladeira. Especialmente falando de carnes, adotar essa prática aumenta a proliferação de bactérias na região. Na geladeira, por outro lado, o alimento mantém cor, sabor e textura originais. Assim, crie o hábito de descongelar a comida no refrigerador para melhores resultados.

Recongelar não é a melhor opção

O alimento sofre alterações de cor, textura e aroma quando é descongelado. Levá-lo de volta ao freezer aumenta os riscos de contaminação, mas existem exceções. Se um alimento fresco está cozido e temperado, é seguro que ele retorne ao congelador. Alguns especialistas ainda afirmam que alimentos descongelados total ou parcialmente podem ser congelados novamente se ainda apresentarem cristais de gelo.

Conclusão

Congelar alimentos é uma importante atividade de rotina para facilitar o dia a dia na cozinha. Além de deixar a comida pronta para a semana toda e permitir o consumo a longo prazo, essas dicas podem te ajudar a mudar sua relação com a nutrição!

Vale frisar que, ao menor sinal de defeito, o recomendado é procurar uma empresa especializada no conserto de geladeira. O refrigerador precisa de cuidados especiais e uma manutenção preventiva é sempre bem-vinda. Seja o seu aparelho uma Geladeira Brastemp, Geladeira Continental, Geladeira Electrolux, Geladeira LG ou qualquer outra marca!

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!

    Reveba as novidades da Assistência Técnica BH

    Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.