Não vendemos peças!

A geladeira é um dos eletrodomésticos mais importantes em qualquer cozinha. Com ela, armazenamos os alimentos e bebidas, o que facilita o cotidiano e permite que a ida ao supermercado seja muito mais duradoura. Uma coisa que passa despercebida por muitos, portanto, são truques para aumentar a vida útil da geladeira. Como esse é um eletrodoméstico muito usado diariamente, os sinais de desgaste podem aparecer logo.

Ninguém deseja arcar com os custos de um novo eletrodoméstico tão cedo, né? Afinal, a compra de uma geladeira precisa de muito planejamento financeiro. Neste post, te orientamos com dicas valiosas para aumentar os cuidados.

1) Cuidado com a tomada

A geladeira é um eletrodoméstico que está ligado 24 horas por dia na sua cozinha. Dessa maneira, está mais exposta a eventuais instabilidades na rede elétrica caso existam picos ou quedas de energia. Assim sendo, é vital reservar uma única tomada à geladeira e prestar atenção a sinais que indiquem seu mau funcionamento.  

2) Atenção à borracha de geladeira

Manter a porta sempre fechada é outra dica importante para aumentar a vida útil da geladeira. Porém, para isso, é necessário que a borracha de vedação esteja em boas condições de uso. Afinal, quanto mais tempo de porta aberta, mais o eletrodoméstico precisa trabalhar para recuperar a refrigeração! A longo prazo, isso afeta sua durabilidade.

3) Formação de gelo

Outro ponto de atenção é a formação de gelo no refrigerador. Embora as geladeiras frost free sejam capazes de evitar o fenômeno, os modelos mais antigos ainda exigem o descongelamento de tempos em tempos. Assim, evite sobrecarregar o motor e faça o degelo sempre que notar a necessidade. E lembre-se de nunca usar objetos cortantes nesse processo, ok?

4) Mantenha a limpeza em dia

Na mesma linha do degelo, ter uma rotina de limpeza da geladeira faz toda a diferença. Além de contaminar os alimentos, um refrigerador sujo causa maus cheiros e acaba prejudicando o funcionamento do eletrodoméstico. Desse modo, reserve um espaço na semana para tirar toda comida de dentro, separar o que vai para o lixo e organizar o interior da geladeira. É importante evitar produtos abrasivos, especialmente em geladeiras inox.

5) Não obstrua a parte traseira

Impedir a circulação de ar e acumular poeira na parte de trás da geladeira é um hábito péssimo para a conservação. Isso porque o condensador do equipamento fica nessa área e é responsável pela troca de calor com o ambiente. Obstruir a parte traseira prejudica o funcionamento do equipamento. Práticas como pendurar roupas para secar ali também tem o mesmo efeito, ok? Dê preferência ao varal.

6) Temperaturas ajustadas

A geladeira possui níveis de refrigeração que devem ser usados conforme a finalidade. Levar em conta o clima e as propriedades dos alimentos ali armazenados permite regular a temperatura, mas sem exagerar no gasto de energia. Assim, não é sempre que o indicado será deixar a temperatura no máximo. Isso, inclusive, pode exigir muito do aparelho e acabar prejudicando seus recursos. Sempre confira o manual de instruções.

7) Faça manutenção periódica

Grande parte dos eletrodomésticos precisa de assistência técnica periódica para manter em dia suas funcionalidades. Algumas formas de fazer isso é investir em serviços de reparo ou mesmo de manutenção preventiva para antecipar problemas. Nesse momento, é importante acionar uma empresa líder de mercado para um serviço especializado. Uma vez que a geladeira é um item essencial na sua cozinha, não deixe de prestar atenção aos sinais e, sempre que necessário, recorra a ajuda de qualidade.

Aumentar a vida útil da geladeira é uma tarefa simples para quem tem cuidados diários. Por isso, esse tipo de precaução evita até mesmo o conserto de geladeira. Porém, não se esqueça que o custo-benefício de reparar o seu equipamento pode compensar em relação à compra de um novo. Seja ele frost free ou não, um refrigerador gera custos que podem pesar no seu bolso.

Em conclusão, o conserto em domicílio de geladeira é uma ótima opção para aqueles que levam uma rotina ocupada. Muitas empresas com renome no mercado são especializadas em consertar Geladeira Brastemp, Geladeira Electrolux, Geladeira Samsung e as principais marcas nacionais e internacionais. Confira aqui outros conteúdos sobre o eletrodoméstico e aprenda a limpar e conservar o seu refrigerador!

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!

    Reveba as novidades da Assistência Técnica BH

    Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.