Não vendemos peças!

Você, com certeza, já ficou assustado quando a conta de luz chegou alta no final do mês. Afinal, essa é uma sensação que não agrada ninguém, não é mesmo? E muita gente ainda tem dúvidas sobre como economizar energia com eletrodomésticos e reduzir gastos em casa. Será que a tomada ligada faz tanta diferença? Ou, então, deixar a luz ligada o dia inteiro consome muita energia? 

Neste post, trazemos 7 dicas sobre o consumo consciente para solucionar o seu problema!  Vem com a gente para entender mais e aprenda a otimizar a sua relação com as contas de luz. 

Como economizar com eletrodomésticos? 

Bem, a resposta é simples: mudando a sua rotina. Pode ser complicado a princípio, já que hábitos são construídos ao longo do tempo. Mas uma coisa é fato: caso siga as dicas a seguir, você pode reduzir os gastos de casa com energia. Saiba que algumas adaptações serão necessárias, mas esse processo não será um bicho de sete cabeças. E então, vamos lá?

1) Aproveite a iluminação natural

Um dos hábitos mais prejudiciais a quem deseja economizar com eletrodomésticos é deixar a luz acesa sem necessidade. Sabe aquele momento em que o sol já está iluminando a casa, mas alguém decide ligar a lâmpada? Garantimos que aproveitar a iluminação natural pode conter os gastos com energia, além de ajudar a arejar os ambientes internos.  

2) Tenha cuidados com a geladeira

Muita gente não sabe, mas a geladeira é uma grande vilã, já que puxa muita luz. Desse modo, crie hábitos como não deixá-la aberta sempre e posicioná-la em local arejado. Além disso, nunca coloque roupas para secar na parte traseira, pois essa prática danifica o aparelho. Também garanta que a vedação esteja adequada e, se possível, opte por modelos que utilizam a tecnologia Inverter. Mas por quê? Bem, o refrigerador fica na altura dos olhos, o que reduz o “abre e fecha” na hora de escolher o alimento.

3) Crie o hábito de tirar da tomada

Para a economia com seus eletrodomésticos, é necessário criar o hábito de desligá-los da tomada. O micro-ondas e o forno elétrico são ótimos exemplos de equipamentos que não precisam estar ligados o tempo inteiro. Assim, busque deixá-los em stand-by ou sem funcionar quando não estiver usando; ainda que seja uma diferença pequena, esse cuidado pode reduzir gastos na força. 

4) Otimize o uso dos equipamentos

Você já deve saber, mas para economizar é preciso muito trabalho em grupo. Assim, procure otimizar o uso dos eletrodomésticos no cotidiano da família, se não morar sozinho. Na hora de ligar no fogão, cozinhe para todos os integrantes de uma vez (isso também economiza gás, viu?). Ainda, acumule o máximo de roupa possível para encher a máquina de lavar e reduzir as lavagens. Lembre-se de desligá-los da tomada sempre que possível. Com esses pequenos hábitos, sua relação com a energia elétrica mudará muito.

5) Vigie o uso do chuveiro elétrico

Perdendo para a geladeira, o chuveiro elétrico é outro vilão para a economia de energia em casa. Se deseja reduzir gastos na conta de luz, procure tomar banhos mais curtos e manter a chave em temperaturas mornas. No verão, por exemplo, é possível tomar banhos frios, o que ajuda a economizar energia. 

6) Invista em eletrodomésticos econômicos

Não adianta tomar todos esses cuidados se a eficiência energética de seus eletrodomésticos não colabora. Assim, monitore o selo Procel e, caso seja interessante, procure substituí-los por equipamentos mais econômicos. Basta conferir a classificação de A a G – A sendo o consumo mais eficiente. 

7) Acompanhe o consumo mensal de energia

Tão importante quanto minimizar os custos mensais é acompanhar essa evolução. Guarde todas as contas e avalie se, após os novos hábitos, alguma mudança surgiu. Isso será um incentivo para que você e os outros integrantes continuem economizando! Além disso, essa medida também te ajuda a controlar as demais contas da casa.

Caso siga essas dicas, garantimos que o seu consumo de energia elétrica cairá bastante! Além de ajudar o próprio bolso, a economia de recursos auxilia a manter o equilíbrio do meio ambiente. Dessa forma, crie novos hábitos e veja a mudança acontecer pouco a pouco. 

Confira mais conteúdos para os seus eletrodomésticos aqui a fim de prolongar o seu funcionamento.

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!

    Reveba as novidades da Assistência Técnica BH

    Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.