Não vendemos peças!

A máquina de lavar é um dos eletrodomésticos indispensáveis para o cotidiano e está presente na maioria dos lares. Afinal, ninguém gosta de lavar todas as roupas à mão, não é mesmo? Mas não importa se ela é lava e seca ou não: esse é um equipamento que gasta muita energia em casa. Assim, acaba influenciando bastante as contas do mês! É por isso que você precisa saber como economizar com a máquina de lavar.

Já que o consumo desenfreado de água pela máquina afeta o meio ambiente e o seu bolso, é interessante minimizar esse impacto. Confira então nossas 7 dicas para economizar com a máquina de lavar adequadamente. Vem com a gente!

1. Escolha a máquina de lavar roupas adequada 

Quem vê não pensa, mas a economia começa logo na escolha de sua máquina de lavar. Assim, pesquise bem antes de optar por um modelo ou marca. É importante garantir que a capacidade da máquina atenda às necessidades da casa. Um equipamento que aguenta 10 kg, por exemplo, já atende muito bem uma família de 4 pessoas. 

2. Acumule bastante roupa e se organize

Menos ciclos significam menos gasto de energia. Por isso, é importante planejar uma organização semanal para utilizar a capacidade máxima da máquina de lavar. Se você tem mais tempo vago aos finais de semana, por exemplo, determine que esses serão os dias de lavar roupa. Outra dica é apostar no ciclo rápido e econômico para o dia a dia. Desse modo, você economiza água, produtos e também o seu próprio tempo.

3. Evite processos pré-lavagem

Muitos eletrodomésticos possuem a função pré-lavagem, que permite deixar as roupas de molho antes de batê-las. Ainda que seja eficiente, esse é um hábito negativo para economizar com a máquina de lavar. Mas não se preocupe: mesmo sem esse recurso, é possível ter uma lavagem satisfatória. Basta escolher as regulagens corretas, de acordo com a demanda, para lavar suas roupas de forma econômica.

4. Siga as instruções!

Outra dica importante é ler as instruções de sua máquina de lavar, além de se informar sobre a lavagem nas etiquetas das roupas. Utilizar a quantidade certa de produtos e seguir as determinações do fabricante ajuda a pular etapas desnecessárias. Assim, você pode diminuir a frequência das lavagens e economizar energia no cotidiano de uso da máquina de lavar. Bacana, né? 

5. Regule a quantidade de água 

Além da capacidade adequada, regular o nível de água ajuda a economizar com a máquina de roupas. Se você for lavar um cobertor grosso, por exemplo, é óbvio que precisará adicionar mais água. Caso esteja lavando roupas delicadas, como lingerie, essa quantidade pode ser mais baixa. É simples: basta utilizar o bom senso, sem precisar abrir mão de uma boa lavagem que tire toda a sujeira.

6. Reaproveite a água para outras lavagens

Não podemos nos esquecer do meio ambiente, né? Reaproveitar a água da máquina para outros usos pode ser muito interessante. Você pode lavar os panos da casa, o quintal e até mesmo o banheiro. Viu só? Além de ajudar o seu bolso, você contribui com a preservação ambiental a partir de hábitos super práticos. Aposto que, seguindo essa dica, você verá uma diferença perceptível ao fim do mês.

7. Faça manutenção da máquina de lavar

Como todo equipamento doméstico, é possível que a sua máquina de lavar precise de manutenção após um tempo. Esse pequeno hábito pode ajudar a economizar no final do mês. Afinal, você já sabe que um eletrodoméstico funcionando mal pode puxar mais energia. Assim, não deixe de recorrer à assistência técnica de máquina de lavar e à assistência técnica de lava e seca. Ah, e o conserto de máquina de lavar também é muito importante caso seu equipamento apresente um funcionamento incomum.

Viu só como é fácil economizar com a máquina de lavar? Basta adotar alguns hábitos diários que contribuem com o seu bolso e o meio ambiente. Com essas dicas, você com certeza aprenderá a otimizar as suas lavagens e gastará menos dinheiro.

Para mais conteúdos úteis ao seu dia a dia, confira nosso blog. Aqui, você fica por dentro de dicas incríveis que podem te ajudar em casa. Até a próxima!

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!

    Reveba as novidades da Assistência Técnica BH